quarta-feira, novembro 15, 2006

LIDERANÇA E COMPLACÊNCIA

LIDERANÇA E COMPLACÊNCIA

"Quem procura o que não perdeu quando encontra não o reconhece".
Provérbio Popular
A liderança tem vários papéis. A orientação aos empregados e afirmeza de propósitos são essenciais à liderança.
Já escutei algumas vezes, de empresários, a seguinte frase ao despedir um empregado:
- "Fui até onde eu pude, não agüentei mais!"
Ou algo próximo disso, transmitindo sempre a mesma idéia de que o empresário ficou esgotado e cansou-se de dar "oportunidades". E cansado de dar oportunidades, despede o empregado. Esses casos, não tão raros, escondem dentro de si, alguns pontos que merecem ser trazidos à tona.O ponto, que eu quero trazer hoje, é a complacência da liderança e seu reflexo na produtividade da sua empresa. Este caso é daqueles que o líder ou gerente deixa passar ou simplesmente informa e orienta várias vezes e, ou subordinado não acata, ou não entende, ou não está apto a executar, ou não tem boa vontade. Primeiramente vamos ver como podemos resolver o caso das orientações gerais da empresa. Como estabelecer rumos e padrões de atitudes e comportamentos, que facilitem e identifiquem mais facilmente o que é certo e o que é errado na empresa?A resposta a esta pergunta é dada pela:-
Missão: o que nos propomos fazer e para quem;
Visão: inspira e aponta um objetivo de longo prazo, aquilo que queremos nos tornar;
Valores ou Princípios: identifica quais os comportamentos e atitudes que dão suporte à consecução da Missão e da Visão.
Este conjunto, Missão, Visão e Valores ou Princípios, estabelece as regras gerais do jogo que se joga em cada empresa. Esse conjunto é ótimo, e divulgado, permite orientações dos líderes a distância. Faculta aos líderes estarem lá, sem ir lá (seja lá onde for), pois a empresa acontece em cada Hora da Verdade, em cada contato cliente-empresa, e a maior parte destes contatos acontece longe dos olhos dos líderes. Agora, não basta estabelecer, há que perseguir, orientar, apontar seguidamente o caminho e cobrar de uma forma consistente e sistemática, de tal forma que ajude inclusive a formar o clima e a cultura da sua empresa.
- "Mas, então, fizemos a orientação geral, fizemos o guia mãe de todas as orientações, temos estabelecidas a Missão, Visão e Valores da minha empresa. O que eu faço a seguir?" - pergunta-me você.
Uma sugestão só para você: preparar uma avaliação 360º, periódica, com todos os seus empregados, inclusive você, sem distinção de nível hierárquico, e ir negociando com cada um novos, maiores e melhores patamares de desempenho, coesão e aderência ao trio Missão, Visão, e Valores a cada avaliação. Recomendamos realizar e apresentar, a cada empregado, a sua avaliação feita por todos que trabalham com ele, onde constarão as seguintes notas obtidas:
- a nota individual de cada empregado obtida em cada um dos pontos ou aspectos levantados na pesquisa, (esta é a hetero-avaliação);
- a auto-avaliação do empregado;
- a nota média dos empregados que tem função semelhante, para que cada empregado possa se situar como está frente aos seus semelhantes no trabalho;
- a nota média de todos os empregados da empresa.
Este conjunto de dados, de preferência apresentados em um gráfico radar, ajuda o empregado a se situar e verificar no que ele pode melhorar, incluídos estes dois aspectos importantes:
- o que ele se julga ruim mas os outros ou a média da empresa o vê como bom;
- o que ele se julga bom mas os outros e a média da empresa o colocam com uma avaliação ruim.
Este é o primeiro ponto das orientações, são as orientações gerais e suas respectivas avaliações, pois quem não mede, não gerencia.No desenvolvimento dos trabalhos você, o líder, seus gerentes, seus supervisores e os seus empregados precisam ficar atentos ao que leva à obtenção dos resultados esperados e acordados. Todos e quaisquer desvios, tanto do caminho dos resultados como da Missão, Visão e Valores, devem sofrer imediata orientação e correção. Implacavelmente, sem exceções. Frequentemente algumas pessoas - líderes, gerentes, supervisores e os próprios empregados, colegas de trabalho de quem comete um desvio,voluntário ou não -, sentem-se pouco à vontade para orientar ou apontar o caminho correto, o comportamento ou atitude esperada, ou a realização certa da tarefa certa (eficiência e eficácia). Esta falta de atitude de corrigir o rumo é complacência. Note, uma coisa é boa vontade, compreensão; complacência é outra muito diferente. A boa vontade e a compreensão de pessoas comprometidas com a empresa levam à orientação, à busca da perfeição, jamais ao deixa estar da complacência, jamais à passividade. Complacência nada mais é do que a predisposição, transformada em atitudes, de aceitar "algo" nos outros, somente para sermos agradáveis. Se isto permeia pela sua empresa, se você não é o exemplo de, repetida e sistematicamente, corrigir os desvios, quaisquer que sejam eles, então sua empresa perde a competitividade, ela não aprende com o tempo, ela não pratica a melhoria continua. Note que a orientação deve ser focada em fatos:
- "Houve algum desvio claro e indiscutível, observável, que mostra, ou o empregado estar saindo do caminho da Missão, Visão e Valores ou da busca dos resultados esperados e acordados?" A orientação efetiva deve ser dada no máximo uma, duas ou três vezes e, a cada vez, verificado o seu entendimento. Esta regra deve ser e estar clara para todos e quaisquer empregados, deve ser seguida e perseguida a qualquer tempo, em quaisquer espaços. Os que ficarem pelo caminho servirão de contra-exemplo. Afinal você não vai construir o sucesso da sua empresa com pessoal "meia boca". Ter complacência é dar tiro no próprio pé. Afinal devemos estar trabalhando com e como profissionais, ou sua empresa não terá o sucesso. A complacência é inimiga da produtividade, destrói a melhoria contínua e acaba com a liderança, pois líderes complacentes podem ser tudo, menos líderes. Um líder não busca ser agradável, o verdadeiro líder é orientado por resultados. O verdadeiro líder orienta, puxa, aponta caminhos e conduz a resultados, jamais deixa passar em branco algo que não percorre o caminho dos resultados esperados e acordados. E mais: o cuidado e a orientação com pequenos desvios demonstram a todos que é necessário ficar alerta, e mais: que desvios maiores não serão tolerados. E você, você é complacente?Há pessoas complacentes na sua empresa? Você precisa ter determinação para perseguir e alcançar o sucesso da sua empresa. Esse sucesso é construido diariamente através da sua vigilância e da sua orientação implacável rumo aos resultados.

CARLOS ALBERTO DE FARIA - Merkatus

Nenhum comentário: