quarta-feira, novembro 08, 2006

ACEITAÇÃO E AÇÃO

Aceitar as coisas como elas são promove o poder pessoal. O conceito de poder pessoal implica que a pessoa tenha nas mãos as rédeas da própria vida sentindo-se em harmonia e equilíbrio e saindo do papel de “criança vitimada”. As pessoas geralmente confundem a aceitação com passividade, com desinteresse e falta de proatividade sendo que na verdade, quando aceita e enxerga a realidade pode transformá-la através de seus próprios recursos internos.
Para estar aberto as mudanças e a novas circunstâncias que a dinâmica da vida nos impõe precisamos acreditar que nossa vida pode ser transformada de acordo com nossa visão de mundo e que precisamos agir para atingir nossas metas. O oposto de pensar em problemas é definir metas e partir para ação. Não é possível impedir que as coisas mudem e não podemos também fazer com que tudo permaneça estático ou que “o mundo volte a ser como antes”. Aceitar significa ter uma visão sistêmica do mundo, estar atento ao que acontece ao nosso redor, e até prever algumas mudanças possíveis.
Aumentar o auto-conhecimento e encarar algumas crenças que nos limitam de crescer e mudar é a chave de uma vida com mais qualidade e coerência. Para entrar em contato com nosso interior e alguns fantasmas podemos utilizar algumas ferramentas como:
- Deixar de esconder certos aspectos de nosso interior que não gostamos, com medo de que, se os outros nos virem como realmente somos, eles não nos aceitarão nem nos amarão.
- Buscar em situações anteriores de vitória pessoal, coragem e reforço para encarar novos desafios.
- Buscar aprender sempre, pois o ser humano tem uma capacidade natural para aprendizagem. A dor provocada por aprender algo novo é superada pelo prazer que temos em desenvolver nosso potencial.
- Participar de cursos e treinamentos que desenvolvam novas habilidades; ler artigos relacionados a desenvolvimento pessoal; assistir filmes ou vídeos que promovam a reflexão pessoal e novos conhecimentos.
- Iniciar um processo de coaching (orientação) para descobrir o que o está impedindo de crescer, seus valores e definir metas claras para o futuro.
Aceitar a realidade significa reconhecer um erro ou uma imprevisibilidade, mas, acima de tudo, agir em cima da nova realidade, definir o que será feito como próximo passo e agir conforme a decisão.
Nos momentos de transição devemos nos desapegar do velho e estar preparado para receber o novo, entendendo que nesta nova jornada as palavras chaves são: aceitação e ação.

Ada Maria de Assis e Silva
International Coach - Gestora de Negócios - Empresária do Setor Educacional

Nenhum comentário: