sexta-feira, fevereiro 01, 2008

DESCUBRA UM LÍDER EM VOCÊ EM 2008


Descubra um líder em você em 2008

Ada Maria de Assis e Silva - É tradutora, educadora, possui certificação interancional em Coaching, é trainer da Lambent do Brasil, é palestrante, trabalha como Coach e Orientadora Profissional, e aplicação de cursos presenciais.


O conceito global do “super líder infalível” está morto. O líder mitológico, perfeito não existe. Se você duvida, comece a se perguntar: “Você já encontrou este líder perfeito?”
Recentemente um cliente me mostrou seu novo plano de ação para melhorar sua liderança com competências a serem adquiridas, contemplando visão, estratégia e inúmeras habilidades interpessoais. Perguntei a ele, “Você já encontrou um líder, mesmo que seja apenas um, que tenha todas essas competências?” A sua resposta foi: "Bem, ainda não.”

Nós precisamos nos livrar deste mito do líder perfeito e promover um discurso mais autentico. Enquanto líder, como você reconcilia as expectativas irreais depositadas em você, com o seu verdadeiro eu, limitado e autentico como qualquer outro ser humano? Isto requer coragem, receptividade, e determinação. Você pode começar se perguntando: “Como posso ser autentico?”
Descobrir a resposta para esta pergunta requer iniciar duas jornadas: uma de “fora para dentro” e outra de “dentro para fora”.

A Jornada de “fora para dentro”

Este exercício significa convidar outras pessoas para participar de seu processo de descoberta pessoal permitindo-se ouvir o feedback sobre sua atuação como líder. Se você procurar estas informações através de um processo de avaliação 360° ou simplesmente tendo bate-papos com as pessoas próximas, o parecer externo pode ser muito útil. Ter consciência de como os outros percebem sua atuação fornece dados reais para validar ou questionar a sua própria percepção de quem você é como um líder.

Há algum tempo um executivo com muitos anos de carreira em sua primeira sessão de coaching comigo, mesmo antes de trocarmos os primeiros cumprimentos, bateu com a mão na mesa, e profetizou: “Meu pessoal não é tão aberto e sincero quanto eu sou.”. Meu primeiro movimento foi recuar física e emocionalmente, e assim pude supor como os seus liderados se sentiam trabalhando com ele.

Ele estava aberto a irritabilidade e a criticar, mas fechado emocionalmente para perceber o impacto negativo que causava aos outros. Sua avaliação 360° fornecida pela empresa serviu para que ele pudesse abrir sua mente e seu coração. Ficou chocado em ver quanto sua proclamada “sinceridade” desmotivava a equipe e provocava a saída de talentos da empresa. Descobrir como os outros o viam, foi o começo de uma transformação autentica em seu comportamento.

Jornada de dentro para fora

Há várias formas de conseguir alguns insights sobre sua autenticidade. A jornada de “dentro para fora” pode resultar em uma experiência pessoal tanto reveladora quanto gratificante. Este processo requer que você seja paciente, determinado, e aberto aos desafios que o auto-conhecimento apresenta.

Siga estas etapas:

1. Seja Focado.
Pergunte-se sempre, “Como posso ser mais autentico?”

2. Livre-se de crenças limitantes
Observe quais são seus pré-julgamentos a respeito da sua atuação como líder. Você vem lutando para assimilar e transmitir atributos e competências que não estão alinhados com seus valores, mas que foram impostos a você baseados na expectativa de outras pessoas?

3. Reflita

Olhe para você com novos olhos. Reflita sobre as qualidades e as características que são marcantes em você. Lute para descobrir sua essência, o cerne de quem você é como pessoa e como líder.

4. Persevere.

Descobrir o líder autêntico em você leva tempo. Assim seja paciente e aprecie o processo de desvendar os níveis mais profundos do seu “eu autêntico”. A jornada de “dentro para fora” o ajudará a avaliar as forças externas que impõem expectativas irreais da liderança que você deve exercer. Descobrir o líder autentico em você é uma possibilidade para a auto-renovação.

No final, você precisa dominar ambos os trajetos, mas você pode começar com uma ou outra jornada. Às vezes começar pode ser assustador, assim você pode querer contratar um coach ou passar por um treinamento sobre coaching.
Você vai se surpreender com os resultados que você pode obter ainda em 2008!

Baseado no artigo de Kevin Cashman and Rene Garpestad

Curso de Introdução ao Coaching em fevereiro/2008 – Mais informações:
http://officinadocoach.blogspot.com/ ou ada@ccaajustkids.com

Nenhum comentário: