terça-feira, novembro 25, 2008

THANKSGIVING - DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Brasileiros comemoram Dia de Ação de Graças

No próximo dia 27 de novembro, quinta-feira, a tradição do Thanksgiving será comemorada também no Brasil. Empresários de Rio Preto estão propagando a cultura do Dia de Ação de Graças entre colaboradores e parceiros.

Aqui em Rio Preto, a empresária Ada Maria de Assis e Silva, proprietária do CCAA JUST KUIDS - escola de línguas distribuiu nas duas unidades da escola cartazes com a figura de um peru, animal símbolo da comemoração. Os funcionários e alunos da escola receberam adesivos em forma de penas para escrever os agradecimentos.

“Nós multiplicamos esta idéia e repassamos para nossos colaboradores e parceiros. Essa é uma data comemorativa tradicional nos EUA e queremos promover a reflexão sobre este dia também para os brasileiros”, diz Ada.

A diretora de ação social da J. Silva Painéis, Valquíria Menegaldo Silva, aderiu à idéia. “Tivemos que pedir mais cartazes para a escola. Os funcionários preencheram tudo no primeiro dia. Queremos fazer com que o Thanksgiving faça parte do nosso calendário oficial de eventos”, conta.
De acordo com Valquíria, entre os assuntos mais lembrados na hora de fazer os agradecimentos estão a família, as amizades e a saúde. “Essa é uma maneira de valorizar o funcionário e de se preocupar com o que pensam. Eles se sentem ouvidos e nós conhecemos mais sobre aqueles com os quais trabalhamos”, diz.

Thanksgiving

A história do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) começou em 1621 quando os peregrinos vindos da Inglaterra para os Estados Unidos celebraram o agradecimento pela colheita do ano na colônia de Plymouth.

Ada conta que na ocasião cerca de 90 índios nativos, os Wampanoag, participaram da festa dos pilgrims (peregrinos em inglês) para comemorar a benevolência de Deus para com eles em um período em que mais da metade dos peregrinos havia morrido devido ao inverno rigoroso.

“Não há evidências que provem que o peru foi servido no primeiro Thanksgiving dos peregrinos, mas de acordo com o folclore, a rainha Elizabeth no século XVI estava comendo um ganso assado durante o festival da colheita, quando soube que a Armada Espanhola havia sido afundada. Para comemorar as boas novas, ela pediu um segundo ganso, que tornou-se a ave favorita na época da colheita na Inglaterra”, diz.

Quando os peregrinos chegaram a América, trocaram o ganso assado pelo peru que era encontrado em abundância. Atualmente, há peru em todo almoço de Thanskgiving nos Estados Unidos, e ele é o principal mascote do Thanksgiving atual.

Além do peru, os norte-americanos comem no Dia de Ação de Graças torta de abóbora, vegetais, batatas assadas e milho. Geralmente o chefe da família faz a oração no momento da refeição para agradecer pelo alimento e é quem deve destrinchar o peru.

“Nos EUA e no Canadá o Dia de Ação de Graças é comemorado com grandes desfiles, jogos de futebol americano e grandes reuniões familiares. Em 1863, o Presidente Abraham Lincoln designou um Dia Nacional de Ação de Graças, em agradecimento a todos os presidentes dos Estados Unidos”, conta.

Thanksgiving no Brasil

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia de Ação de Graças por lei, em 1949. A lei foi idéia do embaixador Joaquim Nabuco, que conheceu a comemoração quando embaixador em Washington. O Dia de Ação de Graças é comemorado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Nenhum comentário: