terça-feira, dezembro 11, 2007

VOCÊ SUPÕE QUE É UM COACH, OU SABE, PELO MENOS, QUE DEVERIA SER UM?


VOCÊ SUPÕE QUE É UM COACH, OU SABE, PELO MENOS, QUE DEVERIA SER UM?


ADA MARIA DE ASSIS E SILVA


Para atender a necessidade mundial de desenvolver líderes temos uma arma muito poderosa que é o coaching. Os líderes preparados para serem coaches, orientados para extrair o melhor de cada um, aquele que desenvolve e responsabiliza as pessoas, é que conduzirão as empresas por tamanha era de evolução e mudança.


Mas sabe-se que a maioria dos líderes não modificou de forma substancial a sua forma de atuar e as razões não são difíceis de imaginar. A maioria não tem uma idéia clara do que, na prática, significa “coaching”. Na verdade, o coaching não é algo místico e nem difícil de aprender e implementar, sendo preciso apenas, deixar de lado alguns conceitos equivocados a respeito do tema.

Seguem aqui os sete mitos mais comuns sobre a aplicação do coaching pelos gerentes e líderes:

1. Coaching é fazer as pessoas felizes

Muitos líderes pensam que o coaching significa fazer o que já fazem, mas levando em conta os sentimentos de seus liderados. Esta é uma idéia equivocada, pois o segredo de gerir pessoas é conseguir que os processos sejam seguidos e colocados em ação, vinculados estreitamente com a missão da organização ou empresa, e para implantá-la é preciso que as operações táticas específicas sejam ajustadas. Quando estou gerindo pessoas tenho dois focos: analiso o trabalho que esta pessoa está fazendo e depois foco na pessoa. Quando faço coaching, me concentro somente na pessoa.


REFLITA: Liderar é assegurar-se de que alguém alcance certos níveis de desempenho. Coaching é ajudar essa pessoa a lidar com os problemas por si mesma, e assim alcançar novas competências e melhores resultados.

2. Coaching é, simplesmente, outra forma de chamar o trabalho de um mentor.

Este conceito, mais que qualquer outro, aterroriza aos líderes. Mas a atividade de um mentor implica em uma relação de longo prazo, enquanto que o coaching tem um tempo limitado. O contrato de coaching tem uma duração determinada e trata questões específicas, cujos resultados são medidos a cada etapa do caminho.
Um mentor é alguém experiente na empresa ou na profissão do seu pupilo. É um conselheiro sábio e confiável que tem grande interesse no desenvolvimento e progresso de uma pessoa inexperiente.


REFLITA: Um coach não estabelece vínculos emocionais tão fortes, quanto um mentor. Se o cliente ou liderado não cumpre um compromisso, um mentor pode dizer: "Você me decepcionou". Ao contrário, um coach diz: “Isto é o que você me disse que faria, e não está fazendo. É preciso que você avalie por que.”.

3. Um coach é alguém que se caracteriza somente por motivar.

Muitos líderes e gerentes pensam que o coaching é o mesmo que vibrar e torcer por uma equipe que vai entrar em campo. Se você se comporta assim em seu papel de LÍDER coach, deveria reconsiderar seu trabalho. Todo processo de coaching começa com uma análise real das fraquezas e qualidades de uma pessoa. O coaching está muito orientado para a ação. Como líder coach descubra os objetivos que uma pessoa quer alcançar em seu desenvolvimento profissional e ajude-a a imaginar como chegar a essa meta.


REFLITA: Um coach não somente elogia os esforços de um individuo; ajuda as pessoas a entender o que devem mudar para alcançar seus objetivos profissionais.

4. O coaching demanda muito tempo

O medo de assumir um compromisso que aumente suas horas de trabalho afasta muitos líderes de aplicar o coaching. O coaching, realmente, tomará parte do seu tempo, e você deve se conscientizar disto para prever o tempo que precisará para aceitar o compromisso. Um bom líder dedicará cinco por cento de sua jornada de trabalho ao coaching, e finalmente descobrirá que essa tarefa o ajuda a ganhar tempo. Em longo prazo, a recompensa é muito maior porque o coaching promove a independência dos liderados. Você ensina as pessoas como resolver os problemas de sua área por elas mesmas.


REFLITA: Um processo de coaching pode durar entre três meses e dois anos, de acordo com os objetivos do coachee (orientado). Durante o período da relação, será necessário pelo menos de 30 a 45 minutos por semana.

5. Nem todos estão em condições de receber coaching

Se uma relação de coaching não funciona, ou seja, se alguém submetido a esse processo não responde como se espera, muitos líderes supõem que a pessoa assistida é "não-orientável". Mas são duas pessoas que estão envolvidas neste processo, e se o outro não responde, é provável que o líder coach esteja dando os passos equivocados e que subestime o impacto de sua autoridade. Se o coaching realmente não funciona, é preciso descobrir o que imobiliza a pessoa assistida, sem supor que toda a responsabilidade seja somente dela.


REFLITA: Se um indivíduo não responde a seus esforços de coaching, provavelmente há problemas na relação. Antes de afirmar que é impossível assisti-lo, trate de designar-lhe outro coach.

6. As pessoas bem treinadas irão embora da empresa

Alguns gerentes temem que ajudar uma pessoa a alcançar seus objetivos profissionais, a impelirão a buscar novos horizontes. A maioria dos empregados busca superiores dispostos a intervir em seu desempenho profissional e o coaching é uma das melhores ferramentas para fazê-lo. Algumas pessoas se desligarão da empresa, independente de estarem recebendo coaching ou não, e é impossível detê-las. Mas, a maior parte das pessoas tem recursos ocultos. Uma vez que começam a descobri-los, e ver de que maneira podem aplicá-los e como causam impacto em seu trabalho, se entusiasmam.


REFLITA: Se alguns colaboradores se vão em busca de novas metas, muitos outros sentirão mais lealdade por uma organização que está interessada em seu desenvolvimento profissional e por um líder que está realmente disposto a orientá-lo a desenvolver mais competências.

7. O papel de coach não soma pontos na análise de desempenho

Muitos executivos consideram o coaching como uma "habilidade menor”, que não tem um efeito imediato nos resultados financeiros. Não acreditam que escutar um liderado trará qualquer benefício. Mas o certo é que o coaching produz resultados mais consistentes que muitos outros enfoques de gestão. Para começar, libera a criatividade das pessoas, a orienta a ser mais flexível, e a adaptar-se a novas situações. Contudo, é necessário economizar nos recursos disponíveis para o coaching. Os únicos destinatários devem ser aqueles, que com o passar do tempo, farão um grande impacto na organização. O coaching é um investimento em uma pessoa e dará resultados reais, mas não quando se trata de um objetivo de faturamento imediato. Quando você apóia alguém para que cumpra as metas de vendas do próximo mês, não está aplicando coaching; esta apenas gerenciando seus resultados. Mas se essa pessoa é um gerente de vendas com elevado potencial, e você está convencido de que ao final de dois trimestres ele tomará a dianteira, isso é coaching.


REFLITA: O coaching trará um impacto positivo no desempenho da organização, mas não em curto prazo. Ele promove a inovação e acelera resultados; desenvolve e retém recursos humanos estratégicos; melhora a comunicação e eficácia das equipes na organização e cria comprometimento na equipe através da implantação de metas pessoais, profissionais e organizacionais.

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