segunda-feira, dezembro 31, 2007

CONQUISTAS DIÁRIAS

Reportagem publicada no Caderno RP - Jornal Bom dia - 30/12/2007

Conquistas diárias

Coach Ada Maria de Assis e Silva incentiva pequenas mudanças para grandes projetos


Mais uma vez o ano termina e outros 365 dias se aproximam como um sopro de esperança e renovação. É hora de rever acertos e erros, fazer planos para o futuro e tentar colocá-los em prática.

Segundo a coach Ada Maria de Assis e Silva, de Rio Preto, é importante planejar as mudanças para o novo período de acordo com as possibilidades de cada um.

O primeiro passo é realizar uma auto-reflexão para avaliar os aspectos que merecem atenção especial.
“Quando mudar é uma escolha consciente, todos conseguem atingir seus objetivos”, incentiva.

É preciso, no entanto, ter em mente projetos realizáveis. Quer ganhar na Mega-Sena? Aposte. Quer viajar ao exterior? Converse com sua família, programe suas férias e seu orçamento, estude os roteiros, escolha o hotel, arrume as malas. Não adianta esperar uma promoção no emprego se o funcionário não se prepara para o novo cargo.

“É preciso ouvir o que é dito e o que não é dito. As oportunidades sempre vêm”, lembra.

Não vale ainda ser incoerente com seus princípios básicos. Quem se preocupa em ter uma vida saudável, por exemplo, não deve trabalhar em uma fábrica de cigarros e assim por diante.

Com os planos de ações traçados, chega a hora de colocá-los no papel. Por mais que a atitude pareça simples, o fato de listá-los em uma agenda com datas programadas reforça o compromisso consigo mesmo e os torna realizáveis.

“Ninguém vai se tornar um profeta, que adivinha o futuro. Mas é possível definir quando as atitudes serão colocadas em prática.”

Também é verdade que alguns imprevistos podem surgir. Neste caso, a coach sugere que as situações sejam revertidas com maturidade emocional. Em vez de chorar e se prender a hábitos do passado, é preciso encarar os problemas e aprender com eles a seguir caminhos diferentes.

“A acomodação é uma utopia. As pessoas envelhecem, o mundo se transforma, é preciso acompanhar o fluxo.”

Sendo assim, melhor planejar sempre. Grandes mudanças não acontecem de uma vez, são feitas de pequenos momentos e a chave para o sucesso está em cada um.

“Não se pode ser imediatista. É preciso abrir mão de certas coisas para realizações maiores, que vão acontecer a longo prazo. Além disso, não se pode perder o foco, se abrir demais o leque vai dissipar suas energias”, ensina Ada.

Nenhum comentário: