terça-feira, janeiro 02, 2007

JÁ ESCOLHEU O SEU COACH

Além de uma boa alternativa de orientação e desenvolvimento profissional, muitos executivos vêem no coach uma forma rápida de atingir seus objetivos, além de desenvolver características normalmente exigidas pelo mercado. Esta é a opinião do profissional Eduardo Lins Costa, que atualmente está buscando uma recolocação no mercado e procurou a ajuda de um coach.

- Acredito que com o coach você consegue atingir suas metas de forma mais precisa. Além disso, acho que ele tem condições de orientar melhor um profissional quando se trata de postura na hora de uma entrevista, como falar etc. Se o objetivo for a recolocação profissional, como é o meu caso, o coach cria indiretamente um networking, colocando você em contato com as pessoas certas – acredita.

Na hora de optar pelo trabalho de um coach, Costa considera alguns aspectos muito importantes, entre eles a postura ética do profissional.

- É preciso haver uma sintonia, que engloba também a idoneidade, o conhecimento de mercado, o histórico profissional, entre outras coisas – acrescenta.

Coach x líder

Por apresentarem características bastante parecidas, muitas vezes há uma certa confusão entre os conceitos de coach e líder. Para muitos, o coach é uma extensão do líder, considerado um profissional com um papel maior dentro das empresas. Para o Senior Country Manager da Sybari Software - especializada na produção de antivírus e soluções de segurança -, Fernando Montero, o coach deve conhecer bem as pessoas com as quais irá trabalhar.

- O líder tem como principal função liderar, comandar e dirigir uma equipe. Mas, para fazer isso com sucesso, ele precisa conhecer bem seus seguidores. Mas isto só ocorre na medida em que eles aceitam e acompanham essa liderança. Já o coaching faz parte do leadership, ou seja, é um dos componentes da liderança – avalia Montero.

Para a coordenadora de Recursos Humanos da Microsiga, Úrsula Longo, nem todo líder é um coach, mas todo coach pode ser um líder.

- O coach está mais interessado no desenvolvimento de colaboradores de uma empresa, papel que alguns líderes assumem às vezes, ao estabelecerem metas para suas equipes, visando resultados. Os objetivos do coach vão muito além de gerar esses resultados – diz Úrsula Longo.

Fonte: TI Master - Seu upgrade profissional.

Nenhum comentário: