quinta-feira, fevereiro 13, 2014

10 relevantes preocupações dos líderes

10 relevantes preocupações dos líderes

Há pessoas que já iniciam suas carreiras com um sonho: tornar-se um líder. Durante sua trajetória, galgam vários degraus para atingir seus objetivos, desenvolvem competências técnicas e comportamentais até que finalmente a oportunidade surge. Mas ao assumir a responsabilidade de gerir pessoas, as responsabilidades quadruplicam porque o líder precisa conhecer e compreender o que cada liderado precisa para dar uma melhor entrega à organização e, consequentemente, atingir as metas estabelecidas. E frente a um mercado de aceleração cada vez maior, as lideranças se veem diante de preocupações que as circulam dia a dia e que influenciarão seus futuros. Veja abaixo, algumas dessas inquietações que fazem parte da rotina do líder.


1 - Acompanhar as Tendências - Um mercado em constante processo de transformação e que exige cada vez mais resultados das pessoas. Isso colocar o líder em estado de alerta, pois ele precisa estar conectado com as inovações que permeiam sua profissão e o negócio da empresa. Por essa razão, é preciso estabelecer uma diretriz de aprendizado para não se sentir, de fato, obsoleto dentro da companhia.

2 - Visão Holística - Para ser líder é fundamental que se tenha uma visão ampla tanto da empresa quanto das pessoas que dela fazem parte. E nesse ponto, a liderança deve preocupar-se em não se prender a determinados paradigmas que sempre a acompanharam. Ou seja, é fundamental que o líder esteja disposto a olhar para as situações através de vários prismas e mudar sempre que for preciso.

3 - Zona de Desconforto - Sempre ouvimos a expressão "Zona de Conforto", mas o líder deve preocupar-se em se manter na Zona de Desconforto, aquela em que time que está ganhando deve ser mexido ou, ainda, que sempre é possível fazer melhor. Isso, contudo, não significa traçar metas irreais para o time, pois o tiraria completamente da posição de liderança e o colocaria do "trono da tirania", mas buscar compreender as necessidades do time e oferecer ferramentas de desenvolvimento que façam uma equipe motivada alcançar resultados.

4 - Rede de Relacionamentos - Estabelecer uma boa rede de relacionamentos é outra preocupação do líder, pois através do networking é possível trocar ideias com profissionais que comungam dos mesmos interesses e podem se tornar uma rica fonte para troca de experiência e de ideias. Sabe o que como a liderança de outra empresa comporta-se diante de determinado fato, por exemplo, pode ajudar um líder a avaliar um momento vivenciado por sua equipe.

5 - Empregabilidade - Como está minha empregabilidade? Essa é uma pergunta feita por todos os profissionais, inclusive os que estão frente às lideranças. Engana-se quem pensa que ser líder é fácil, pois a visibilidade torna-se ainda maior tanto para na empresa em que ele atua quanto para o mercado, já que o reflexo do seu trabalho pode ser "ouvido" por outras organizações. Vale lembrar que o trabalho que o profissional realiza, reflete diretamente em sua imagem e o acompanhará durante toda sua carreira.

6 - Identificação de Talentos - Quando se assume uma liderança, o profissional tem entender tudo é mutável e que cedo ou tarde ele precisará identificar talentos que possam vir a assumir futuramente o papel de líder. Isso não significa que ele estará preparando um concorrente, mas sim alguém que por um motivo ou outro poderá dar continuidade ao seu trabalho. Suponhamos que um gerente seja promovido a um cargo de diretoria e ele precise deixar alguém em seu lugar, a fim de que a equipe e a empresa não sejam prejudicadas, ele precisará indicar dois ou três nomes.

7 - Feedback - Estou sabendo dar e receber o feedback corretamente? Essa é uma questão que deve estar entre as prioridades de um líder, pois é através desse processo que o líder consegue fazer com que cada membro da sua equipe compreenda onde precisa chegar, as competências que precisam ser desenvolvidas e até mesmo identificar se sua gestão está ou não no caminho "certo".

8 - Comunicação - Será que minha comunicação é clara para todos os níveis? Já é notório que se fazer entender corretamente não é algo tão simples. Alguns, infelizmente, ainda acreditam que basta apenas proferir meia dúzia de palavras para que todos já o olhem e diga: "Como fulano se expressa bem!". Mas, isso está bem longe de estabelecer um bom canal de comunicação. Comunicação requer não apenas falar, mas também saber ouvir e até mesmo se expressar através de gestos, pois esses ajudam a revelar o momento vivenciado pelas partes envolvidas no processo comunicativo.

9 - Potencial do Time - Quem é líder os potenciais de cada membro de sua equipe. E para o time saiba andar com as próprias "pernas", a liderança necessita estimular os talentos a pensarem por conta própria. Ou seja, se um liderado chega até você - líder - com um problema e você tem a solução para a questão, antes de entregar a solução de bandeja, pergunte o que ele faria. Peça soluções alternativas. Faça-o acreditar que é capaz de chegar até você não somente com um problema, mas também com sugestões para solucionar a questão apresentada. Certamente, você ajudará muito mais ao liderado do que se simplesmente respondesse: "Faça assim...!". Mostre o caminho das pedras, mas não caminhe por ele.

10 - Melhoria da Qualidade de Vida - Ser líder não é apenas delegar ordens, é ter uma entrega diferenciada em relação aos liderados. Contudo, no dia a dia, muitas lideranças se esquecem de que para ter uma boa performance organizacional é preciso que exista um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Se o indivíduo pensa apenas em trabalho e não se dá o direito de reservar um espaço para estar com a família, os amigos, praticar uma atividade física ou algo que lhe dê prazer, chegará o momento em que o trabalho será sinônimo de estresse de alto nível. E isso, já sabemos, é prejudicial para qualquer um.

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