quinta-feira, dezembro 26, 2013

Como definir metas para 2014 que contemplem todas as áreas de sua vida

Esta postagem vai ensiná-lo(a) a criar metas para 2014 que lhe trarão realização quando forem alcançá-las..

Como definir metas que contemplem todas as áreas de sua vida.

As "listas de metas " raramente contemplam todas as áreas da vida que são importantes para nós e que farão diferença no nosso desempenho pessoal e profissional. Se você tem um monte de metas exclusivamente focadas em uma área de sua vida (trabalho), você provavelmente vai acabar se sentindo infeliz mesmo se conseguir alcança-las.

Segue abaixo uma metodologia  para definir metas para 2014 holisticamente ambiciosas. Ela se baseia muito em uma ferramenta budista que tem cerca de  400 anos de idade chamada "bhavacakra" ou "Roda da Vida.".  Lembre-se que estes são seus objetivos, então não tenha medo de interagir no processo!

A metodologia é dividida em duas partes: Como definir as metas e depois como executá-las.

Como definir metas
1 . Identifique as áreas de sua vida que são mais importantes para você.

Se você não sabe por onde começar, você pode usar qualquer uma ou todas as seções da " Roda da Vida" que é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal como na figura abaixo:


2 . Crie aspirações de alto nível , respondendo às seguintes perguntas para a sua vida .

Eu quero me desenvolver mais em ....

Quero me tornar mais ....

Eu quero aprender ou melhorar em

Eu gostaria de passar mais tempo ...

Aqui estão alguns exemplos de como eu poderia responder a estas perguntas :

Eu quero me desenvolver mais em finanças pessoais.

Quero me tornar mais altruísta.

Eu quero aprender a dançar tango.

Eu gostaria de passar mais tempo com minha família.

3 . Pegue cada aspiração e agrupe-as em áreas correspondentes de sua vida que você definiu como importante.

Desenvolvendo finanças pessoais - > Dinheiro

Tornando-se mais altruísta -> Desenvolvimento Pessoal

Aprender a dançar tango -> Diversão e Recreação

Passar mais tempo com a sua família -> Relacionamentos

4 . Olhe para todas as áreas de sua vida que você definiu como mais  importantes e responda a estas perguntas :

• Tudo que você deseja conquistar em 2014 para evoluir como pessoa e como profissional está nestas áreas? Se algo está faltando, acrescente e não tenha medo de ser específico.

• Existe um equilíbrio entre as suas metas e as áreas da sua vida que no momento precisam ser melhoradas? Lembre-se que o objetivo é que você defina metas em várias áreas.

5 . Tente definir uma meta mensurável e que atenda a seus valores

Aqui estão alguns exemplos:.

Saúde :

• Eu quero perder peso -> Eu quero perder 10 quilos e manter esse peso.

Dinheiro:

• Eu quero lidar melhor com meu dinheiro - > Eu quero poupar 10%  do meu salário todo mês.

Execução das Metas

6 . Determine como você vai medir ou verificar se houve progresso em seus objetivos 

META: Eu quero perder peso -> Eu quero perder 10 quilos e manter esse peso.
Sistema de Medição: No 1º e 15º dia de cada mês você vai se pesar e anotar este peso para ter uma visão clara de como está se saindo .

7. Agende as datas para revisão de metas e verifique se estão sendo alcançadas.

Lembre-se que criar uma lista de metas é apenas o primeiro passo ! A implementação e a ação é o que realmente importa e, depoisverificar se está havendo progresso é a maneira mais fácil para chegar lá. Não tenha receio de mudar uma meta se ela já não for relevante ou desejável .

8. Encontre uma maneira de manter-se focado e  responsável para concluir essas metas.

Você pode fazer isso mandando um e-mail ou falando com alguém da família, parceiro de trabalho ou um amigo depois de ter feito a sua revisão regular ou até postar seu progresso publicamente em um blog ou rede social.

Crie metas ambiciosas que vão realmente tirá-lo da zona de conforto e mudar seus hábitos em 2014! Boa sorte!

Nenhum comentário: