sexta-feira, maio 24, 2013

Na hora de falar em público, você se sente num labirinto?



Palpitação, suor e até formigamento nas mãos podem indicar nervosismo extremo quando vivemos uma situação pouco familiar ou até constrangedora. A exposição ao público, pode ser interpretada para alguns como uma experiência tão repugnante como se estivesse num beco sem saída ou um labirinto. Mas por que alguns falam em público tão bem e gostam de se expor e outros evitam essas chances?

A resposta pode estar na forma como cada um encara a oportunidade. Na lista abaixo, você confere possíveis formas de interpretação de cada um dos perfis:

Gosta de falar em público
Não gosta de falar em público
O que tenho pra dizer pode ser útil para muita gente
Mesmo tendo acumulado tanto conhecimento durante a vida, acho que ainda não sei o suficiente para dar essa palestra.
Sinto-me poderoso quando todos olham pra mim e prestam atenção no que eu digo
A visibilidade me deixa frágil.
Se me dão atenção, significa que valorizam o que tenho a dizer
Talvez queiram me avaliar e encontrar pontos negativos no que vou dizer.
Quanto mais eu me expuser de forma adequada, mais benefícios pessoais e profissionais poderei ter.
Já tenho meu círculo de amigos e não preciso ficar aparecendo por aí.
Eu me sinto valorizado e privilegiado por falar para essa plateia.
Eu me sinto diminuído com todo mundo me olhando assim.

As justificativas para um ou outro podem ser inúmeras e motivadas por várias causas. O importante é que cada um faça uma análise honesta para tentar descobrir o fundo da motivação e, caso sinta-se à vontade, elimine a causa para vencer os obstáculos que o impedem de avançar e tirar proveito de situações de visibilidade.

DICA: Lembre-se de algum momento importante em que tenha tido alguma visibilidade e o resultado tenha sido ótimo. Pode ser qualquer situação, até quando você fez uma pergunta inteligente, que surpreendeu seu professor e a turma, e foi elogiado. Apesar do nervosismo de se expor, você pode ter se sentido bem por ter feito uma pergunta adequada e que agradou, não é? Guarde a sensação desse momento positivo e tire-o da cartola toda vez que se expuser para uma plateia. Reforce em você as habilidades que tem para dominar o nervosismo, vencer os obstáculos e faça uma apresentação de sucesso.

Tudo isso é um processo. Não se trata de uma receita de bolo que você segue e dá certo. É algo contínuo, cujos resultados podem levar determinado tempo para aparecer. O maior valor disso tudo é a decisão de começar. Se você tem isso,  metade do caminho já foi conquistado.

Nenhum comentário: