domingo, abril 18, 2010

O DOM DE LIDERAR


O dom de liderar

São José do Rio Preto, 13 de Abril, 2010 - 1:30

Para exercer boa liderança é preciso ser democrático

Ariana Pereira



Orlandeli / Editoria de arte



Ser chefe não necessariamente representa liderança. O líder pode ser aquela pessoa que sempre organiza os passeios ou o que promove as festas da turma e da família. Mais do que exercer poder, o líder tem a facilidade de influenciar de maneira positiva os que o rodeiam, sejam eles subordinados ou não.

A principal “mágica” que o bom líder tem capacidade de realizar é encantar as pessoas com um comportamento carismático, agradável, mesmo que seja no momento de transmitir ordens ou determinar tarefas. “O bom líder é capaz de motivar a equipe a realizar de maneira engajada e comprometida. Isso porque não tem o comportamento manipulador, que determina pensando apenas em si mesmo.

Quando o líder é carismático, pensa no bem geral e propõe de maneira a beneficiar a si, mas também a todos os outros que, de alguma forma, estão envolvidos nas situações”, explica a palestrante e psicóloga Silvia Lux.

Antes de exercer qualquer tipo de influência, no entanto, conquistar a confiança é fundamental, de acordo com a master coach e psicóloga Marciliana Correa. Ela assinala que para conquistá-la o líder precisa se tornar modelo de competência, coerência e caráter. As pessoas não seguirão líderes que não tenham essas virtudes e quem não é seguido não é líder, ele pode ser chefe porque alguém lhe deu o cargo, mas não é líder.

Marciliana assegura, no entanto, que é preciso trabalho pessoal árduo para lapidar o talento da liderança. Não adianta contar apenas com dons inatos, pois, mesmo os que vêm com um traço de liderança de berço precisam investir na própria formação a fim de desenvolver com mais propriedade as habilidades.

“Citando Bennis & Nanus, o que mais diferencia um líder de seus seguidores é a capacidade de desenvolver suas habilidades. Algumas pessoas ainda muito jovens já demonstram liderança, mas isso não as isenta de continuar se desenvolvendo.

Para se manter líder e aproveitar sua capacidade no potencial máximo, é necessário se aprimorar, como um atleta que tem um talento especial para algum esporte mas se não treinar forte nunca chegará à excelência. Da mesma forma, quem não apresentar esta habilidade naturalmente pode, por meio de trabalho duro, desenvolvê-la e tornar-se altamente competente”, diz a master coach.

Saber ouvir

O aprimoramento das qualidades de líder leva a pessoa a ter claras para si mesma as posturas que adota. Isso faz com que acolha com tranquilidade outras opiniões, mesmo as diferentes das suas, ouça diversos posicionamentos e saiba encontrar o equilíbrio e chegar a decisões mais acertadas e benéficas, segundo Sílvia Lux.

A palestrante e psicóloga assinala ainda que a postura democrática do bom líder leva ao desenvolvimento, diferente de uma falsa democracia, que ouve a todos e não toma qualquer iniciativa. “O bom líder é democrático, mas tem autonomia para agir.” Nesse sentido, conforme o nível de maturidade de cada equipe, o líder precisa estar mais ou menos presente, na opinião de Marciliana Correa. Equipes de alta performance, continua, demandam menos direcionamento e controle por parte do líder.

Líderes com perfil mais democrático sabem desenvolver essas equipes e lhes dar toda autonomia de que precisam para fazer o trabalho, mas ele sabe que, acima de tudo, a responsabilidade pelos resultados é sempre dele. “Porém, há líderes que falam em democracia, mas na verdade é uma tentativa de fuga da responsabilidade e dificuldade em desenvolver a equipe, levando à falta de controle da situação.”

Os reflexos do exercício de uma boa liderança não são sensíveis apenas no relacionamento entre os funcionários da empresa. A produção e o envolvimento de todos também sofrem impactos positivos quando quem está à frente de uma equipe tem preparo e engajamento consigo mesmo e com aqueles com quem convive.

Isso porque, de acordo com Silvia Lux, se aquele que exerce a autoridade pensa no bem estar de todos, as pessoas trabalham muito mais felizes e produzem mais, pois se sentem bem e reconhecidas por quem as lidera. Ela acredita também que os seres humanos, em sua maioria, preferem até mesmo um salário menor se isso significa melhor qualidade de vida.

A master coach Marciliana Correa propõe uma metáfora: o técnico de um time esportivo monta a equipe, define a estratégia, treina os jogadores, define a posição de cada um e na hora do jogo, incentiva, corrige, mas não entra em quadra: quem joga é a equipe.

“Hoje, nas empresas, é muito comum ver líderes que gastam mais tempo ‘jogando’ do que exercendo a liderança e assim acabam inibindo a participação da equipe. Nas palavras de Theodor Roosevelt, ‘o melhor líder é aquele que tem percepção suficiente para escolher pessoas competentes que façam o que ele quer que se faça e autodomínio suficiente para não se intrometer no trabalho deles’.”

Fique por dentro:


:: É confiante, carismático e agradável

:: Modelo de competência, coerência e caráter

:: Busca sempre aprimorar mais as capacidades

:: Não é manipulador

:: Ouve os demais, pondera e toma decisões assertivas

:: Sabe designar tarefas e entusiasmar a equipe para que o trabalho beneficie todas as partes igualmente

:: Tem percepção suficiente para escolher pessoas competentes que façam o que ele quer que se faça e autodomínio suficiente para não se intrometer no trabalho delas

:: Dá toda autonomia de que a equipe precisa para fazer o trabalho, mas sabe que acima de tudo a responsabilidade pelos resultados é sempre dele

Nenhum comentário: