quarta-feira, novembro 18, 2009

FAMÍLIA É ESSENCIAL

Família é essencial
(Valquíria Menegaldo*)

A família é a base para o desenvolvimento integral de toda a criança. E não poderia ser diferente quando algum problema afeta o processo de aprendizagem, seja físico, emocional ou social. A participação dos pais é tão importante quanto o trabalho dos profissionais que vão ajudar a criança a vencer as suas dificuldades no ensino.

É na família que se dá os ensinamentos iniciais, preparando a criança para ingressar no convívio social por meio da escola. A partir dos primeiros anos de vida é possível identificar aspectos do comportamento infantil que sinalizam um descompasso no desenvolvimento. No entanto, muitas vezes os pais costumam ignorar certos sinais, seja por medo, preconceito ou pura falta de informação.

Dificuldades para andar, manusear objetos ou até mesmo se vestir são sinalizadores importantes e cabe à família estar atenta para identificá-los e buscar os meios para obter um diagnóstico preciso para o tratamento. E a questão financeira não deve ser obstáculo, pois há atendimento interdisciplinar disponível na rede pública. Basta iniciativa.

Certos problemas não podem ser ignorados em detrimento de outras habilidades desenvolvidas com facilidade pela criança. Não é porque o filho sabe muito bem navegar na internet ou falar que a recorrente dificuldade para andar de bicicleta, por exemplo, deva ser encarada como algo corriqueiro. Pelo contrário, é preciso garantir o seu desenvolvimento global, objetivando sua total autonomia no futuro.

Ainda há pais que resistem ao problema justificando que o filho não tem em casa o mesmo comportamento relatado pelo professor na escola, chegando até subestimar as orientações e indicações dadas pelo profissional do ensino.
Mais que identificar, aceitar a situação de forma consciente é o primeiro passo que os pais vão dar na busca por soluções. É muito comum pais tentarem esconder o problema de desenvolvimento identificado no filho com receio do julgamento das pessoas, o que adia ainda mais o problema e pode gerar reflexos irreversíveis na adolescência e na fase adulta.

Identificar as causas de um problema de aprendizado é um trabalho multidisciplinar, que vai desde um diagnóstico físico, por meio de um neurologista ou psiquiatra, até a estimulação da criança para o aprendizado por parte de profissionais da psicologia, da psicopedagogia e da fonoaudiologia, conforme as necessidades de cada caso. E este é outro processo onde a participação da família é fundamental. Há pais que interrompem o trabalho de estimulação, levando a criança para apenas uma ou duas sessões.

Para os filhos, a família é como uma casa. Os pais são o alicerce de suas crianças e uma fundação mal feita deixará as paredes menos resistentes. Uma criança estimulada no aprendizado tem muito mais de oportunidades para alcançar sua autonomia por meio do ensino.

*Valquíria Menegaldo é psicopedagoga em São José do Rio Preto.
valquiria@sauderp.com

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