sábado, agosto 01, 2009

AFINAL,COMO SÃO SEUS MODELOS MENTAIS?


Afinal como são os seus Modelos Mentais?



No feriado passado estava lendo o artigo do Eugênio Mussak sobre percepção, onde explica que de acordo com os livros de psicologia a percepção é o processo de selecionar, organizar e interpretar estímulos oferecidos pelo meio .Refletindo senti a necessidade de escrever sobre modelos mentais, assunto este que tenho tratado intensamente nos programas de criatividade. Ressalto que é complicado pensar em ferramentas para estímulos da criatividade e inovação, sem tratar dos modelos mentais.

Nosso comportamento é regido por eles, que são nada mais do que imagens, experiências que nos guia, que interferem na nossa percepção do mundo como agimos, eles moldam a nossa forma de agir e está ligada aos processos educacionais, forma de criação etc. Quem nunca escutou a frase: Cada um vê as coisas com os olhos que tem?

A nossa personalidade foi formada pela forma como fomos criados, modelos ensinados, preconceitos, e padrões de comportamento. Os modelos mentais são naturalmente modelos em evolução, através da interação com o meio, as pessoas formulam novos modelos.

Tudo isso pode parecer simples, mas na prática não é bem assim, pois na maioria eles são inconscientes.

Eles são naturalmente modelos em transformação é algo dinâmico e através da interação com o meio às pessoas vão reformulando suas concepções e isso é fundamental para viver no mundo em transformação.

Muitas vezes deixamos de ter boas idéias e perdemos grandes negócios por causa dos modelos mentais vigentes, experiências passadas por vezes não bem sucedidas, bloqueando-nos, amedrontando-nos. Eles funcionam como anteparos invisíveis que nós mesmos criamos, ou criam por nós, e sem perceber nos tornamos escravos dos nossos pensamentos. Este aspecto é cada vez mais percebido nos programas de treinamento que tenho realizado. Há pessoas que acreditam que precisam ter e uma grande idéia e que somente o amigo as possui.

Sempre reforço, nos grupos, não precisa ter uma grande idéia e sim uma pequena idéia de grande valor. Outro aspecto percebido é a ordem de mando: Inovar sem gastar.

Para impedir o processo criativo, listei uma série de argumentos, que bloqueiam a criatividade e que fazem parte dos modelos mentais de algumas pessoas. Aproveite e marque quanta das frases abaixo que você tem escutado ou até mesmo as que fazem parte do seu vocabulário.

● Isso nunca vai dar certo.
● Não sou criativo.
● Criatividade é coisa de artistas.
● Já tentei e não deu certo.
● Não vão gostar.
● Time que está ganhando não se mexe.
● Sempre foi feito assim, porque mudar.
● Isso não é lógico.
● Isso é óbvio, acho que já pensaram.
● Alguém já pensou e não deu certo.
● Se fosse bom já teriam inventado antes.
● Vão te chamar de louco, de ridículo.
● Isso é bobagem, pare de inventar.
● Você deve estar brincando?
● Isso cria mais problemas do que solução.
● Semana que vem vamos criar.
● Vamos ser realistas.
● Você pensou nisso a fundo?
● Temos que acertar logo.

Cuidado com o excesso veja se não está utilizando demais as frases acima, ou também não está escutando demais, elas poderão bloquear a criatividade.

Quebrar esses modelos requer esforços e leva a mudanças de pensamento e, conseqüentemente, de comportamento, despertando-nos para uma vida melhor.
As mudanças fazem parte da vida e ocorrem quando sentimos necessidade de ser o que somos, tirando crenças e preconceitos, agindo criativamente, transformando ameaças em oportunidades.

O despertar da criatividade faz com que as pessoas aprendam a ver as coisas com novos olhos, percebendo oportunidades, possibilitando vária soluções para os mesmos problemas, tornando-se mais sensíveis aos estímulos da sociedade, favorecendo a geração de idéias e a capacidade de dar respostas prontas e argutas, para isso é preciso rever os seus modelos mentais.

Eugênio diz no mesmo artigo: O mundo sorri para os “perceptivos” e ri dos “desligados”.

Saibam os que criam e inovam são curiosos, utilizam a percepção, para identificar seus próprios modelos mentais e da sociedade, transformando o que era visto como risco em oportunidades, ou o que era pouco percebido em verdadeira obra de arte.

2 comentários:

Rondineli Saad disse...

O ser humano costuma enxergar os problemas como uma "plataforma de petróleo em chamas" em alto mar (http://tiestrategia.blogspot.com/2009/07/crise-leva-mudancas.html), onde não há alternativa. Se pular da plataforma morrerá de hipotermia e/ou comido pelos tubarões e se ficar na plataforma morrerá queimado. Ou seja, esta metáfora remete a situação que não há saída para qualquer situação problema. Contudo, a vida não é uma "plataforma em chamas", mas sim constituída de momentos e sensações. Sensações estas que deve ser encarada como experiências que deve agregar valor ao nosso viver. Encarar qualquer situação com criatividade, independente das experiências que possa nos trazer, é trazer valor a nossas vidas. O importante é mudar de atitude para enxergar as situações de uma forma diferente. Parabéns pelo blog. Se você tiver twitter me adicione (http://twitter.com/tiestrategia). Se ainda não tiver seria algo importante para divulgar o seu trabalho. Abraços.

Offiina do Coach disse...

OLá, Rondinelli ! Perdão, pela demora em lhe responder!!! Fico muito grata por seus comentário e adorei a metáfora que vc colocou! Já estou te seguindo no twitter. SE quiser me seguir o meu é www.twitter.com/coach_ada.
Sucesso sempre!