quarta-feira, fevereiro 11, 2009

RUMO CERTO - MATÉRIA PUBLICADA NO CADERNO DE NEGÓCIOS NO JORNAL DIÁRIO DA REGIÃO

Treinamento ajuda executivos a traçar metas na carreira ou negócio
São José do Rio Preto, 10 de fevereiro de 2009

A coach Ada Maria de Assis e Silva treina Maira Tozzo em sua loja

Leda Nascimento


19:20 - Sempre que “pintar” necessidade de buscar uma nova ferramenta para a gestão dos negócios ou da própria carreira, a oficina do coaching (treinamento para executivos) é uma hipótese a ser levantada para a renovação do conhecimento profissional. Empresária do setor educacional há 27 anos, a coaching Ada Maria de Assis e Silva, formada em pela Lambent do Brasil e membro do International Coaching Community (ICC), diz que a oficina é um recurso utilizado em horas de indecisão sobre os rumos da empresa ou do trabalho desenvolvimento em uma determinada área. O treinador ou coach irá se pautar pela descoberta e o gerenciamento de novas competências para o profissional em treinamento. Esse é um processo, segundo Ada Silva, bastante procurado por executivos em vias de ocupar um cargo de gerente e por empresários em busca de expansão ou mudança de foco do negócio.

Foi o caso da empresária de Rio Preto Maira Tozzo. Com formação em Publicidade, e especialização em Marketing, há um ano ela deixou o emprego como coordenadora de eventos de uma franquia de filtros de água, para montar um negócio próprio no segmento de vestuário para gestantes. Só foi perceber que havia alguns ajustes a fazer já com a loja aberta. “Estou em coaching agora porque me faltou experiência na fase de transição. Iniciei o treinamento em abril e após mapear os meus objetivos consegui aumentar em 50% o faturamento”, afirma a empresária. Entre as modificações mais radicais que implementou na empresa foi a criação de peças com marca e confecção próprias. Maira Tozzo conseguiu com a iniciativa atrair mais clientes para a loja. “Passei a colocar minhas impressões e o meu gosto pessoal no desenvolvimento das roupas. Crio os desenhos e contratei uma costureira para fabricar as peças. As clientes aprovaram a coleção antenada com a moda e que pensa em uma grávida executiva, fashion ou clássica”.

O próximo passo em planejamento pela empresária é ampliar a linha de vestuário também para mulheres que usam tamanhos grandes. Notei que com a mudança de desenho das roupas, algumas consumidoras acima do peso passaram a vir à loja e isso me despertou para atender a esse público também”, afirma Maira Tozzo. Em acompanhamento semanal pela coach Ada Silva, a empresária identificou que sobrava vontade e faltava planejamento. Para resolver o problema, Maira Tozzo implantou um software de gestão para acompanhar o fluxo de caixa e todas as ações do seu comércio. Por sugestão da treinadora, ela fez um curso na área de empreendedorismo. “Isso melhorou meu espírito de liderança, minha confiança e aumentou meus conhecimentos administrativos”, afirma a empresária.

Segundo a coach, o treino ocorre por meio de vários encontros, que são revezados entre o ambiente de trabalho do executivo e lugares alheios ao negócio. “Muitas vezes, a pessoa está tão dentro do negócio, que precisa sair da empresa para enxergá-la na sua realidade”, afirma Ada Silva. Com o uso de técnicas e programação neurolinguística, a treinadora tenta extrair planos e prazos do profissional. “Se a pessoa sonha em ampliar os negócios para três lojas, precisa me responder para onde, com que recurso, em quanto tempo e o que fará para concretizar o seu objetivo. Assim, começamos a traçar as metas e a desenvolver estratégias dentro de um projeto real”.



As sócias Genny Zarzur e Valéria Garcia fizeram coaching antes de expandir os negócios


Para crescer junto com a empresa



Sócias há 11 anos, as empresárias Genny Zarzur e Valéria Garcia traçaram os objetivos e encontraram o foco para a expansão dos negócios após investirem em treinamento pessoal por meio de uma oficina do coaching. Um dos processos desenvolvidos durante o treinamento foi aprender a dirigir e aglutinar a equipe em função de um mesmo projeto. Com o resultado concreto das mudanças que aplicaram após o coaching, as sócias conseguiram reverter uma renda de R$ 45 mil para uma entidade de assistência social, com a realização no ano passado, de uma festa beneficente para comemorar os 10 anos da editora que juntas administram.

A mais recente cartada das sócias foi a expansão dos negócios, com a junção de duas novas empresas na sociedade empresarial. Hoje, o grupo integra três empresas; a papelaria Ponto de Papéis, a gráfica digital Linha Impressa e a Plano Editora. Segundo as sócias, o crescimento dos negócios só ocorreu no momento em que elas fizeram um estudo de mercado e identificaram uma lacuna, tanto na oferta de produtos para as linhas escolar e de material de escritório, quanto em serviços de impressão para pouca demanda.

Serviço:

:: International coach Ada Maria de Assis e Silva, fone (17) 3234-6190
:: Mãe Coruja, fone (17) 3222-5694
:: Ponto de papéis, fone (17) 3229-1241

Nenhum comentário: