quarta-feira, setembro 24, 2008

Coaching: profissional ajuda empresas e profissionais

LIDER NOTÍCIAS

Coaching: profissional ajuda empresas e profissionais

São José do Rio Preto, 29 de agosto de 2008
Kelly Sanches

Você sabe o que é coaching? É uma técnica que identifica as habilidades de cada trabalhador e ajuda traçar planos e metas de empresas e profissionais diversos. Muito utilizado nos Estado Unidos desde a década de 80, coaching é um método realizado por profissionais capacitados e importado do coaching esportivo.

Hoje ele é aplicado no Brasil e em São José do Rio Preto já existem cursos de introdução a essa técnica. A coach internacional, Ada Maria de Assis e Silva, diz que o papel desse profissional é identificar com a pessoa o que ela já tem de positivo e aquilo que ela precisa conquistar para atingir melhores resultados. “Esse conceito do coaching esportivo foi transportado para o mundo empresarial e corporativo. Então você pode acompanhar uma pessoa tanto com o coaching de carreira, você verificando o que ela quer atingir na carreira, acompanhar executivos que se preparam para novos cargos de liderança entre outros”.

Ada explica porque traz essa técnica para Rio Preto. “Como o coaching cresce nas grandes empresas e a cidade cresce economicamente e financeiramente com novas empresas e novos investimentos, o nível de qualificação dos profissionais tem exigido cada vez mais das pessoas”.
Para se tornar um coach é preciso gostar de trabalhar com pessoas. “Você precisa gostar desse tipo de trabalho, de orientar pessoas. Você tem que ter uma formação, certificação para começar realmente atuar na área. Geralmente uma pessoa que já trabalha na área de recursos humanos, na área de educação, uma pessoa que já tem essa vontade de desenvolver, enfim precisa ter esse perfil”, ressalta.

Nenhum comentário: