sexta-feira, agosto 22, 2008

FAÇA UM CHECKLIST DA SUA LIDERANÇA

FAÇA UM CHECKLIST DA SUA LIDERANÇA

Ada Maria de Assis e Silva

Mesmo os grandes líderes sentem-se desconfortáveis em alguns momentos de sua carreira. Mas os líderes bem sucedidos desenvolvem técnicas para reconhecer suas vulnerabilidades e fazer ajustes rápidos. De acordo com Robert S. Kaplan, em um artigo de revisão da Harvard, os líderes devem frequentemente se questionar sobre sua atuação em algumas áreas:

1. Visão e prioridades

Muitos líderes não se fazem uma pergunta importante: Com que freqüência eu comunico a visão e as prioridades do meu negócio? É difícil conduzir pessoas se elas não sabem qual é o seu objetivo e o que é esperado delas. Infelizmente, muitos líderes negligenciam explicar sua visão de forma a ser facilmente compreendido.
Pergunte a si mesmo:

Com que freqüência eu comunico a visão do meu negócio? Eu identifiquei e comuniquei de três a cinco prioridades chaves para conseguir alcançar esta visão?
Se perguntados, meus empregados saberão expressar minha visão e minhas prioridades?

2. Gestão de Tempo

Como você gasta seu tempo?
Esta resposta tem um papel importante na execução da sua visão e prioridades. O tempo é o seu bem mais precioso. Infelizmente, muitos líderes não podem responder a essa pergunta com precisão, pois não monitoram seu tempo e não podem fazer uma avaliação realista e honesta de como gerem seu tempo. Você pode se surpreender ao encontrar uma desconexão entre as suas prioridades e como você realmente gasta o seu tempo.
Pergunte a si mesmo:

Como estou gastando o meu tempo? Estou atendendo minhas principais prioridades?
Como os meus subordinados gastam seu tempo? Será que eles estão atendendo as reais necessidades da minha empresa?

3. Dar e receber feedback

Muitos gestores têm medo que as críticas possam desmotivar os empregados, as discussões possam se transformar em confrontos, ou conversas francas não serão bem aceitas. Isso faz com que muitos líderes adiem o feedback para a hora de análise de desempenho anual.

Este é um grande erro. As pessoas estão mais receptivas a aprender sobre si mesmas quando o feedback é oferecido na hora oportuna.
Se você agir avaliando o que outros lhe disseram, você irá melhorar o seu próprio desempenho, aumentar a confiança e manter o canal de feedback aberto.
Pergunte a si mesmo:

Eu dou feedback oportuno e direto para as pessoas? Eu tenho cinco ou seis subordinados que podem dizer-me coisas que eu não quero ouvir - mas preciso ouvir?

4. Planejamento sucessório


Se você não está identificando sucessores em potencial e desenvolvendo suas habilidades de liderança, você está contribuindo para a sua estagnação pessoal e de seu negócio. Quando você desafia e testa as pessoas, você delega mais tarefas a elas. Isto o liberta para se concentrar em questões estratégicas críticas enfrentadas pela empresa. A falta de um plano de sucessão significa que você não delega o suficiente e vai estrangular o processo de tomada de decisão.
Pergunte a si mesmo:

Será que, pelo menos na minha mente, penso em um ou mais potenciais sucessores? Eu os estou orientando e dando-lhes atribuições desafiadoras? Eu estou delegando o suficiente?

5. Liderando sob pressão

As ações de um líder durante momentos estressantes têm um profundo impacto sobre a cultura da empresa e do comportamento dos colaboradores. Líderes bem sucedidos devem estar conscientes de quais gatilhos desencadeiam reações estressantes. A pressão faz parte dos negócios, mas afeta as pessoas de forma diferente. Como líder, você é vigiado de perto. Emoções são contagiosas - mais ainda quando partem da liderança.
Pergunte a si mesmo:

Quais acontecimentos me deixam pressionado? Como me comporto sob pressão?Que sinais envio para meus subordinados?

6. Manter-se coerente com seus valores
Executivos desenvolvem estilos de liderança que se encaixam as suas necessidades empresariais, bem como as suas crenças pessoais e a sua personalidade. As empresas exigem líderes que possam expressar opiniões verdadeiras, em vez de ficar em cima do muro. Não hesite em torno de questões importantes, ou fomente um clima que incentiva os funcionários a fazê-lo.
Pergunte a si mesmo:

Sinto-me confortável com meu estilo de liderança? Será que reflete que eu sou? Tomo decisões coerentes, ou tenho me tornado hesitante? Será que ansiedade sobre a minha próxima promoção ou gratificação fazem com que hesite quando quero manifestar a minha opinião?

Ada Maria de Assis e Silva
Executive Coach, Educadora e Gestora de Negócios

2 comentários:

MetaUP Consultoria e Coaching disse...

Olá Ada,

Gostei muito do seu blog. Adicionei aos meus blogs favoritos, se tiver alguma restrição me avise que eu o retiro da lista.

Sobre o post, atualmente está muito em voga a questão de liderança, muitos livros, muitos treinamentos, muita informação e até receitas, mas por que ainda falta tanto profissional líder no mercado?

Ou por que as pessoas resistem tanto em dividir conhecimentos? Pelo que percebo, o medo de compartilhar conhecimento é o maior bloqueio para esta mudança.

Offiina do Coach disse...

Oi,Vivian!

Fiquei feliz que tenha gostado do blog e honrada em vc te-lo como favorito.
Realmente, nossa cultura não nos ensina a compartilhar conhecimentos
talvez até por ignorarmos que somos capazes de orientar e ensinar outras pessoas.
Ou talvez, pela dificuldade que muitos tem de receber orientação...
Penso que devemos estabelecer em casa, na escola e no trabalho esse conceito que podemos trocar experiencias e conhecimentos sempre..