terça-feira, março 18, 2008

SÃO AS AGUAS DE MARÇO FECHANDO O VERÃO....


São as águas de março fechando o verão....



Então, já é março. Os fogos do ano novo ainda ressoam nos nossos ouvidos, a fantasia do carnaval ainda nem foi guardada, e o ano já está no seu terceiro mês. Você iniciou os projetos e mudanças da sua lista para o ano novo?


Em um país como o nosso, onde o ambiente externo é sempre tão instável, sobra pouco tempo para que nos voltemos para nossas reflexões e projetos pessoais. O noticiário e a realidade roubam nossa tranquilidade, e nos remetem sempre para as questões externas, que nos preocupam, assustam e nos distraiam. Violência, mortes no trânsito, mais um escândalo no governo, impunidade, enchentes, impostos e contas a pagar, dengue, febre amarela, desfile de escolas de samba, novelas e reality shows.


É hora de aproveitar a quaresma (lembra dela?) e refletir sobre o início destes próximos dez meses na nossa vida pessoal, familiar e profissional. Muitas pessoas me dizem que não conseguem pensar em longo prazo nas suas vidas pois temem ficar pensando no futuro. É óbvio que o desconhecido nos traz angústias e medos, mas na realidade, muitos de nós não pensamos nossa vida nem em curto prazo. Sofremos da Síndrome do Zeca Pagodinho: Deixa a vida me levar...


Vamos enfrentar esta síndrome. Vencer a sua estagnação e partir para a ação pode ser um desafio ainda maior, se você não souber o que a está causando. Aqui vão 4 passos para ajudá-lo neste novo ano:

1. Identificar a causa REAL de sua estagnação e resistência a mudança.
Começe escolhendo uma mudança que você sabe que deve fazer, mas que tem protelado há muito tempo. Pergunte-se:
 Eu estou protelando esta ação porque não me acho merecedor de conquista-la?
 Eu estou protelando esta ação porque tenho medo de falhar ou porque tenho receio do que possa acontecer durante esta jornada?

2. Trace um plano de ação que esteja de acordo com suas possibidades reais e que use suas qualidades e competências já adquiridas. Para que você consiga colocá-lo no papel, associe suas tarefas com coisas que você realmente gosta de fazer. Convide uma amigo ou familiar para ajudá-lo a pensar sobre as possíveis ações que vão mante-lo firme neste próposito. Geralmente, temos mais dificuldade em vencer desafios sozinhos, e portanto, contar com o apoio de outra pessoa pode ser a chave para alcançar nossos objetivos

3. Medo de falhar. Uma das causas que nos leva a protelar uma mudança é porque temos receio de falhar.O que nos leva a ter este medo? Na maioria de casos, é por causa daquela "vozinha dentro da nossa cabeça" que nos diz que nunca seremos capazes de realiza-la. Assim, nem precisamos de concorrentes ou dificuldades externas, pois nosso oponente interno nos paralisa para a ação, e protelamos para a próxima semana, próximo mês, próximo ano.

4. Como parar de arrumar desculpas e começar a agir? O primeiro passo é desligar aquela vozinha interna assim que ela começar a soar na nossa mente, inventando desculpas para nos paralisar. Eliminar pensamentos negativos pode fazer toda a diferença na conquista de suas metas. A maioria de nós, mesmo as pessoas mais bem sucedidas, tem dúvidas sobre nossa capacidade e domínio pessoal. Acreditamos em duas linhas contraditórias que nos limitam a fazer o que realmente queremos: a nossa crença de que não temos capacidade para realizar o que queremos e nosso desmerecimento, ou seja, a terrível idéia de que não merecemos o que realmente merecemos. Ter consciencia destas forças negativas já é um bom começo para calar a vozinha negativa e libertar a voz da intuição positiva.

Comece a pensar em conquistar suas metas de forma positiva, e a considerar possível ir além do que você possa sonhar. Como coach e educadora, acredito no potencial de superação de todas as pessoas e conheço a força do encorajamento.


Acredite-me: você pode começar a acreditar em você!

Ada Maria de Assis e Silva

Educadora e Coach Internacional

Nenhum comentário: