quinta-feira, fevereiro 15, 2007

SEJA PROTAGONISTA DE SUA HISTÓRIA

Seja protagonista de sua história

Pergunte-se o que almeja e descubra como se tornar de fato a personagem principal da sua vida
*TATIANA LAURENZA

O que faz com que muitas pessoas aprendam, se comprometam com o desenvolvimento e realizem mudanças, e outras não? Fiz esta pergunta ao analisar várias salas de treinamento com temas, consultores e atividades diferentes. Encontrei algumas respostas.
Confira:

A SOMBRA E A LUZ DE CADA UM
Observando, conheci indivíduos brilhantes, dispostos a um novo olhar, e isto me remete a uma dica: para aprender, você tem de estar disposto a fazer a viagem do autoconhecimento e, por vezes, se deparar com seu lado sombra, aquele que nos mostra o que não queremos ver de nós mesmos! Porém, é neste lado que habita os maiores tesouros e é nesta jornada que saímos da zona de conforto e criamos as grandes obras!

O EXERCÍCIO DE ESCOLHAS
O que faz a grande diferença no processo de crescimento é o comportamento que você escolhe ter, a abertura para o conhecimento, a experiência propriamente dita, para, assim, conseguir descobrir e desenvolver novas habilidades. E aí podemos optar por duas atitudes: sermos vítimas ou protagonistas da nossa vida.

VÍTIMA DE SI MESMA
A vítima sempre culpa o outro e, portanto, não tem a responsabilidade da mudança. Caso não dê certo, ela não teve nada a ver com isso! Geralmente, acha que uma coisa não vai dar certo e evita se arriscar. Seu pensamento é: o outro é quem tem de mudar, mas esquece que não temos o poder de transformar o outro, caso ele não queira.

PROTAGONISTA DA PRÓPRIA VIDA
O protagonista tem em suas mãos as rédeas na condução de sua vida. Ele se vê dentro da experiência e pode encontrar nesta forma de atuação novas possibilidades e oportunidades de ser e criar. Com esta dinâmica, compreende as coisas como elas são e consegue tirar proveito da vivência integralmente. Ele muda a realidade ou muda para se experimentar de outra maneira.

O CÉU É O LIMITE
O treinamento é um momento de reflexão, então, pergunte-se: qual é meu propósito aqui? E, quando o desânimo bater à sua porta, identifi - que quais destes inimigos está atrapalhando:
1. A cegueira - a respeito da própria incompetência. Não querer ver o não saber;
2. O medo de se ver e expor sua ignorância;
3. A vergonha de mostrar a incompetência;
4. A tentação de se posicionar como vítima;
5. O orgulho que impede de pedir ajuda e instrução;
6. A arrogância de acreditar ou pretender que já sabe;
7. A preguiça de praticar o novo, querer se manter na zona de conforto;
8. A impaciência por querer resultados rápidos;
9. A desconfi ança do instrutor ou de si mesmo;
10. O desânimo e a confusão do aprendiz perante os obstáculos.

* TATIANA LAURENZA É PSICÓLOGA, COACHING, ANALISTA QUÂNTICA E ATUA NA ÁREA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

fonte: REVISTA VIDA EXECUTIVA - FEVEREIRO/2007

Nenhum comentário: