domingo, junho 07, 2015

Da série: Tipos difíceis no trabalho

 
 
O que está por detrás do comportamento do "reclamão" é a postura de vítima. É muito mais fácil colocar a culpa nos outros do que assumir a responsabilidade pela condução da própria vida. Se as coisas não andam bem é porque o governo é ruim, porque a família não ajuda etc. É como se tudo e todos estivessem contra ele, até mesmo o tempo! Se faz sol, reclama porque sente calor, e porque faz calor não... consegue produzir bem. Então, a culpa por sua baixa produtividade é do sol, e não dele.
Por se colocar na postura de vítima, o "reclamão" não consegue ter forças para resolver problemas. Não se sente capaz. Então, a única coisa que lhe sobra é reclamar. É uma espécie de muleta psicológica, mas que não leva a lugar algum, apenas aumenta a sensação de frustração.

No ambiente de trabalho, o "reclamão" funciona como uma "laranja podre", podendo contaminar o estado de espírito das pessoas ao redor. Tudo fica mais difícil porque o "reclamão" só consegue enxergar os problemas e não consegue contribuir para solucioná-los.

Nenhum comentário: