segunda-feira, julho 10, 2006

Zidane : Muita calma nessa hora


Começam as especulações a respeito do que Materazzi teria dito a Zidane para provocar nele tamanha fúria. Independente do que foi dito pelo zagueiro italiano, Zidane perdeu a grande oportunidade de fugir da velha máxima "olho por olho, dente por dente". Justifica seu ato pelo fato de ter sido insultado, e premeditadamente adianta-se ao adversário, vira-se e como um bode montanhês e desfere a cabeçada. Estivesse Materazzi na montanha, teria sido uma queda fatal. E se Zidane nesse momento carregasse uma arma? Teria ele disparado?
Foi uma cena triste e que me deixou atônita. Teria mesmo eu visto Zidane avançando, preparando o bote e desferindo o golpe? Lamentável exemplo para toda a humanidade, de como ainda não estamos totalmente civilizados, e que os instintos bárbaros continuam aflorando.
Thierry Henry nos insultou dizendo que somos melhores jogadores, pois não vamos a escola e portanto enquanto os francese estudam, as crianças brasileiras ficam jogando futebol. Acredito que ele esteja correto, mas não precisava ser tão indelicado. Pelo que me conste não levou cabeçada de nenhum jogador brasileiro pelo insulto.
Zidane deve fazer Henry refletir que o conhecimento intelectual deve vir acompanhado de desenvolvimento emocional, e que a resiliência deve ser a grande arma para a paz e para a manutenção dos bons relacionamentos.
Te segura, Zidane!

Nenhum comentário: