segunda-feira, novembro 06, 2006

VOCÊ TEM METAS DE LONGO PRAZO?

Sempre que faço esta pergunta para um amigo, colaborador ou cliente de coaching a resposta é um olhar surpreso e um tanto indignado. Quando proponho pensarmos onde a pessoa estará, o que estará fazendo em 2012 (daqui a cinco anos) ou em 2017 (daqui a dez anos) eu me preparo para um silêncio angustiado de meu cliente e depois para utilizar algumas ferramentas para auxiliá-lo a começar a pensar neste futuro.
É obvio que não podemos adivinhar nosso futuro, mas podemos criar planos de ação com metas possíveis de serem atingidas. Podemos diminuir a angústia e ansiedade em relação ao que virá, se começarmos a imaginar cenários de nossa vida futura baseados em nossas competências atuais, nossa visão de mundo, nossa percepção dos fatos e principalmente nosso entendimento claro do que queremos para nós.
Iniciar um processo de Coaching significa iniciar um período de maior amadurecimento na vida pessoal e profissional. O cliente entrará em contato com os recursos que já possui a partir da investigação de seu passado compreendendo sua capacidade de lidar com adversidades ao visualizar todas as conquistas e ganhos que obteve quando foi determinado e persistente. Todos nós tivemos inúmeros momentos de superação. Todos nós fomos vitoriosos em momentos de nossa infância, adolescência e vida adulta, mas infelizmente o que guardamos conosco são algumas crenças limitantes de que não somos capazes de aprender novos hábitos e modificar nosso comportamento.
É no nosso momento presente que podemos pensar nos nossos valores e no que desejamos para uma vida futura mais coerente. Devido a vários fatores culturais e familiares, não fomos ensinados a pensar no planejamento de nossas vidas e de nossos filhos. Vai aqui um desafio! Responda as seguintes perguntas e reflita sobre seu desempenho atual.

1. Você tem um plano de ação por escrito para os próximos cinco anos?
2. Você faz o seu planejamento financeiro mensal básico, ou seja, sabe quando ganha, quanto gasta e se há recursos para serem investidos?
3. Você sabe quais competências possui e quais são seus pontos mais fortes pessoais e profissionais?
4. Você sabe quais são suas principais fraquezas e o que fará para diminuí-las?
5. Você está satisfeito no campo profissional? Se sim, o que fará para preservar seu ânimo e sua empregabilidade?
6. Você está satisfeito no campo profissional? Se não, quais seus planos para mudar de cargo, função ou empresa?
7. Você tem um projeto de estudos para os próximos dez anos como graduação, pós-graduação, especialização, treinamentos específicos, mestrados, doutorados e MBAS?
8. Você fala inglês, espanhol ou um outro idioma além do português? Se não, quando iniciará a aquisição de um novo idioma?
9. Você tem uma boa rede relacionamentos como parceiros, amigos, clientes e conhecidos de diversas áreas?
10. Você está conectado a internet através de e-mails, skype, MSN, sites de relacionamentos, fóruns, blogs e comunidades virtuais?

Quer desenvolver um plano de ação? Um coach poderá ajudá-lo a descobrir quais são seus valores, suas metas e mantê-lo focado para atingi-las. Através de encontros semanais ou quinzenais, você será apresentado a várias ferramentas simples que o acompanharão na jornada e que melhorarão sua performance, liderança e sua auto-estima. Este profissional está apto a ouvi-lo com atenção, mostrar-lhe seus infinitos recursos e coloca-lo para agir. Ele será seu parceiro confidencial por um período determinado até que você atinja suas metas, e somente com o seu sucesso ele poderá atingir o dele. Mas lembre-se de buscar um profissional certificado e com ótimas referências no mercado que possa orientá-lo de forma segura e competente.
"O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você." Mário Quintana


ADA MARIA DE ASSIS E SILVA –
International Coach/Educadora/Gestora de Negócios

Nenhum comentário: