É a capacidade que uma pessoa desenvolve de aumentar e manter atualizadas suas competências, seu conhecimento e sua rede relacionamentos, de forma a ter, sempre em suas mãos, o controle sobre seu plano de carreira.
É preciso entender que a carreira como é tradicionalmente conhecida está em fase de extinção. A carreira tradicional era caracterizada por:
- Mobilidade linear e planejada;
- O profissional buscava ascender na escola hierarquia da empresa;
- 0 profissional dependia de um plano de carreira que a empresa oferecia;
- Seu desempenho era medido por sinais visíveis e muitas vezes equivocados.
Atualmente, devemos considerar a carreira como uma jornada pessoal de desenvolvimento baseada nos seguintes conceitos:
- É um caminho imprevisível e cheio de possibilidades;
- 0 profissional deve possuir cada vez mais conhecimento e informações;
- O profissional deve determinar a direção de sua carreira de acordo com seus valores, ou seja, o que ele busca no seu trabalho e na sua vida;
- A empresa apenas deverá apoiá-lo neste direcionamento caso seja compatível com as diretrizes da mesma.
Assim, para mantermos nossa empregabilidade seria interessante seguir dez dicas importantes:
1. Defina suas metas de curto, médio e longo prazo, montando um plano de ação para sua carreira.
2. Promova seu auto-desenvolvimento, tornando-se um autodidata e definindo o que quer aprender para atingir suas metas estabelecendo seu método de estudo.
3. Melhore seus relacionamentos interpessoais, procurando compreender melhor as necessidades e desejos das pessoas que convive no trabalho e na vida pessoal.
4. Desenvolva facilidade em trabalhar em equipes multifuncionais.
5. Mantenha a adaptabilidade a ambientes de constantes mudanças e esteja pronto para usar tecnologia de ponta.
6. Desenvolva sua liderança entendendo que você deve atuar como um líder educador e que somente o sucesso de seus pares ou equipe trará seu próprio sucesso;
7. Desenvolva alta tolerância à ambigüidade e diversidade que encontra nas outras pessoas ou empresas;
8. Finalize os compromissos e projetos assumidos com seus líderes ou liderados;
9. Seja ético e transparente mantendo sua marca pessoal sempre com credibilidade;
10. Mantenha uma boa rede de relacionamentos, com pessoas de diversas áreas, trocando idéias e conhecimento.
Um comentário:
Jane
Vc tem toda a razão. assim, cabe tabem ao profissional buscar a identificação com a empresa em que colabora. Talvez, vc esteja precisando refazer seu plano de carreira e colocar metas que estejam mais d encontro ao seus valores. Um grande abraço
Postar um comentário