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27.JUN.13 - 05:45
| Atualizado em 27.06 - 15:43
Como o coaching pode ajudar os executivos
Além da capacidade técnica, a liderança exige habilidade de comunicação, de saber ouvir e lidar com subordinados
Por Keila Cândido
Ter equipes lideradas por gestores que sabem como se
relacionar com seus subordinados e que têm alta capacidade técnica é o
que as companhias mais procuram. Mas o profissional perfeito não é tão
fácil de encontrar – ou melhor, precisa ser formado. As empresas já
perceberam que nem sempre um executivo qualificado na área em que atua é
igualmente capacitado para liderar uma equipe.
É fundamental que o líder saiba se comunicar
Para ajudar os menos habilidosos na arte da comunicação e gestão,
empresas têm procurado consultorias de coaching de carreira para
auxiliar no desenvolvimento de liderança daqueles que são escalados para
altos cargos. Em muitos casos, a procura parte do próprio profissional.
De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria Robert Half com seis
mil executivos em 12 países, 60% dos entrevistados concordam que o
coaching de carreira contribui para melhorar a produtividade. “O
executivo percebe que tem dificuldades no processo gerencial, tem novos
desafios, novas metas e sente que precisa de ajuda para lidar com essas
necessidades”, disse Thirza Reis, da consultoria Homero Reis e
Consultores, que atende empresas como Caixa, Banco do Brasil e Vivo.
DINHEIRO selecionou algumas dicas de quando o executivo ou a empresa
devem contratar um profissional de coaching. Confira:
Quando contratar um coach?
O coach executivo pode ser contratado em várias situações. Empresas
e famílias que estão se preparando para iniciar um processo de
sucessão; mulheres executivas que estão pensando em engravidar e não
sabem como conciliar a gestação com o trabalho; pessoas que estão em
processo de aposentadoria; pessoas que estão em processo de assumir a
liderança de grupo; gestores que precisam melhorar suas habilidades de
comunicação e aprender a lidar com subordinados.
Colocar as coisas no lugar
Numa corporação, ou mesmo na consultoria individual, o coach atua
com a visão de quem está de fora, ou com a “visão de um marciano”.
Segundo Homero Reis, da Homero Reis e Consultores, o marciano é o coach
que chega à organização sem saber qual é a rotina da empresa, mas
consegue identificar e emitir uma opinião sobre o que está acontecendo.
As empresas querem pessoas que têm a visão do marciano, ou seja, que são
capazes de enxergar aquilo que os outros não veem. Querem pessoas que
saibam como organizar equipes, colocar pessoas certas em funções
adequadas. Nesta caso, o executivo acaba se tornando o próprio coach da
equipe.
Melhorar a comunicação
No processo de coaching, o executivo vai aprender a melhorar suas
habilidades de expressão. Ao liderar uma equipe, é fundamental que o
líder saiba se fazer entender e expressar ideias de forma clara. Irá,
também, desenvolver a capacidade de saber perguntar. De acordo com José
Roberto Marques, do Instituto Brasileiro de Coaching e autor do livro
Coaching de carreira, o poder da comunicação está em saber perguntar, e
não nas respostas. “A comunicação é criar um diálogo através de
perguntas”, diz.
Em busca da liderança
Liderança tem a ver com comunicação, bom relacionamento
interpessoal e com a habilidade de estabelecer confiança com os
subordinados. O coach vai ajudar o coachee – pessoa que passa pelo
processo de coaching – a encontrar uma maneira de falar com outros
líderes dentro da empresa, como falar com subordinados, a ter uma
postura mais firme, a ter confiança em si mesmo, e ter mais contato com
membros da diretoria e acionistas da empresa. O profissional que quer
ser líder tem de se mostrar competente para realizar tal função.
Melhorar o desempenho
Um profissional que já é extremamente bem-sucedido e competente,
mas que, em determinado momento, por algum motivo, não consegue atingir o
resultado esperado pela organização ou por ele mesmo poderá identificar
o que está dando errado e mudar. O coaching executivo toma como exemplo
o trabalho que é feito com atletas de alto desempenho. Durante o
processo, o coach identifica os problemas que impedem o executivo de
avançar e o ajuda a resolvê-los.
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