Como empresário ou gestor você deve ter sempre em mente que a profissionalização da gestão da empresa é uma necessidade que pode cobrar um preço muito caro num futuro próximo.
Minha experiência aplicando Coaching Executivo e de Equipes para micro, pequenas e médias empresas mostra que a alegada falta de tempo dos líderes para as questões gerenciais se deve justamente à falta de uma gestão profissional. Isso resulta em retrabalhos, inconstância na operação, falta de controle, desencontro de informações, e diversos outros sintomas que, realmente, tiram o sono daqueles que deveriam focar seus esforços em gerir de forma estratégica os processos e as pessoas.
Uma gestão centralizada nos sócios, com processos confusos e sem sistemas claros de contabilidade, estoques, definição de metas, desenvolvimento de competências e análise de desempenhos será extremamente prejudicial para a sua empresa. Sem uma gestão eficaz os processos tendem a se tornar confusos, aumentando o volume de trabalho e diminuindo a produtividade e desenvolvimento dos funcionários. Também podem surgir problemas sérios por causa da falta de organização entre as finanças pessoais e corporativas. O resultado são clientes insatisfeitos, custos elevados e falta de preparo da empresa para sobreviver às dificuldades do mercado e, até mesmo, para crescer de forma saudável.
O que você ganha profissionalizando a gestão?
1 – Otimização de processos e equipes
Quando você organiza e define os processos tem mais controle sobre as entradas e saídas da sua empresa o que detecta mais rapidamente onde estão os gargalos financeiros e de volume de trabalho que precisam ser melhorados. Com essa análise, é possível rever como as coisas funcionam e desenvolver meios e estratégias para aumentar a produtividade da empresa.
Uma excelente forma de profissionalizar a gestão da empresa é trabalhar com softwares especializados na área, pois a tecnologia é hoje uma grande aliada de pequenas e médias empresas ao facilitar a administração. Além de reduzir os erros, você consegue visualizar exatamente o que está acontecendo na sua empresa e, dessa forma, estudar e implementar melhorias.
2 – Maior autonomia para a tomada de decisões
Para tomar decisões assertivas é preciso analisar dados de forma estratégica. Quando a gestão da empresa não é organizada, as informações ficam concentradas em poucas pessoas e geralmente não chegam ao conhecimento de toda a equipe e principalmente não chegam aos sócios.
A profissionalização da gestão possibilita ter acesso a informações corretas em tempo real (especialmente se você fizer o uso de um software) evitando tomadas de decisões desfavoráveis.
3 – Redução de custos
No final, a decisão errada sempre pesa mais no bolso. Se você acha que profissionalizar a gestão é um investimento que a sua empresa não pode fazer agora, pense nos benefícios que isso trará em médio e longo prazo.
Uma gestão profissional aperfeiçoa processos, aumenta o índice de produtividade, melhora a relação com clientes e fornece todos os insumos para a tomada de decisões. Todos esses pontos são importantes para reduzir os custos da sua empresa, aumentar a margem de lucro e obter vantagem competitiva frente aos concorrentes.
4 – Planejamento Estratégico
Um dos sintomas mais claros de uma empresa que não possui uma gestão profissionalizada é a ausência de um planejamento em todas as áreas: fiscal, financeira, produção, estratégica, marketing, comercial e, principalmente de um plano de ação para desenvolver e engajar a equipe.
Essas são, em geral, empresas reativas, e não ativas. Ou seja, são negócios que vão respondendo ao que acontece a cada dia, ainda que esses eventos não os levem para um local ou situação planejada. Já as empresas ativas respondem aos acontecimentos tendo em vista os objetivos definidos e agem para provocar situações que as conduzam para os resultados desejados.
É preciso ter claro que pensar e iniciar um processo de profissionalização da gestão é um investimento na própria empresa (e sendo um investimento trará o seu retorno positivo com o decorrer do tempo) para torná-la mais organizada, controlada e produtiva. Assim, é possível perceber que uma empresa que não é bem gerenciada não apenas tem que lidar diariamente com problemas internos, mas também limita o seu crescimento e coloca em risco a sobrevivência do negócio. Estruturar uma empresa que tenha uma cultura forte, com uma forma de trabalho definida e capaz de se adaptar ao mercado é o que se espera de uma gestão profissionalizada.
Por fim, é importante ter em mente que uma boa gestão do seu negócio não irá garantir apenas a sobrevivência imediata do seu empreendimento como irá abrir portas e perspectivas para que ele cresça de maneira sólida e constante.
Tudo começa com essa mudança de postura: deixar de lado a informalidade e a gestão caseira e assumir uma forma de gestão mais profissionalizada e eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário