Retenha seu líder
Você pensa que para por aí? Infelizmente não. Considere esses alunos, crescidos e formados, atuando no mercado de trabalho. É assim que os reencontro, tanto na minha empresa como nas organizações em que atuo como coach executiva: com indisciplina e agressividade. Um dos principais dilemas enfrentados atualmente pelo universo corporativo é a presença maciça de jovens com dificuldade em acatar ordens e aceitar orientações dos líderes. Não se trata de falta de comprometimento com o trabalho, mas sim de uma imensa oposição à hierarquia, gerando conflitos com o líder, o chefe e os colegas.
O cerne da questão pode ser o mesmo dos problemas enfrentados pelas escolas: uma educação permissiva demais em casa, o que influencia a relação entre líder e colaborador. Instala-se, então, uma cultura de tirania desde cedo, pois a criança ou o adolescente tem a liberdade de gritar com os pais e repetirá o tom de voz e atitudes no ambiente de trabalho, mostrando a falta de noção de limites.
Considero essencial para manter relacionamentos interpessoais saudáveis no futuro, evitar que as crianças acreditem que têm poder de decisão maior do que eles realmente devem ter em cada faixa etária. Os adolescentes precisam confrontar para encontrar as suas respostas, mas deixar o jovem confrontar de maneira desrespeitosa cria uma ilusão de poder e de falta de limites irreais. O jovem precisa entender que respeitar a autoridade é um aspecto de força, de capacidade e de competência para aprender e crescer. E que somente tendo a humildade de aceitar feedbacks de seu líder que considera negativos, mas que são necessários e transparentes, o ajudarão a considerar pontos fracos em seu desempenho, fazendo com que reflita e mude algumas atitudes para atingir excelência em seus relacionamentos e desempenho profissional.
Outro ponto a se considerar para compreender como surge a insubordinação dos jovens nas empresas é a nossa própria sociedade, pouco cumpridora das leis. E nos últimos anos estes jovens têm assistido cada vez mais a atitudes inescrupulosas e pouco éticas tomadas pelos governantes, poder judiciário, pela polícia, pelo empresariado e muitas vezes pelos próprios pais e amigos, fazendo com que as figuras de autoridade percam sua validade com rapidez, já que não se cumpre a justiça e os deveres estabelecidos.
E em terceiro plano percebe-se a falta de humildade, e a imaturidade quando eles preferem sair da empresa com o famoso: "Eu não preciso aguentar isso". A humildade é uma postura essencial para se ter um bom relacionamento em uma empresa e na vida e alcançar sucesso nas relações de trabalho e pessoais. A empresa contrata pelo currículo, mas não aguenta conviver com aquela pessoa, que acaba demitida por suas características comportamentais.
A meu ver "o não saber lidar com a hierarquia" evidencia um ego fraco que não aguenta a frustração de ser criticado, de errar e de precisar do outro para crescer. O resultado é um enorme sentimento de solidão, de inveja e de insubordinação. E a insubordinação traz o desrespeito ao seu líder e aos colegas não cumprimento de normas ou metas por mera desfeita, o desacato injustificado (para quem sabe o que é respeito, não existe o desacato), e coloca um líder em constrangimento perante o grupo de liderados.
E como dizem os jovens, fica a dica: se você é um colaborador que não aceita críticas sob pretexto nenhum e para tudo tem uma justificativa, também recomendo cuidado, pois sua capacidade operacional pode estar comprometida e já está sendo ofuscada pelo seu orgulho.
Garanto que quando estiver em uma função de comando sentirá empatia pelo seu antigo líder e compreenderá suas atitudes, assim como acontece quando os filhos se tornam pais. Preocupe-se, no momento, em executar um excelente trabalho usando de mansidão nos argumentos e respeite seu líder. Lembre-se que o fato de estar recebendo um feedback é um sinal de atenção com o seu desempenho profissional, com a equipe e com a própria organização.
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