Uma empresa não existe sem o relacionamento interpessoal
Quando se veem cercados por situações estressantes e pessoas que só agravam a situação, muitos indivíduos desejariam estar em uma ilha completamente isolada para "esfriar a cabeça" e parar para fugir dos problemas ou mesmo em situações para saná-los. Contudo, se ficássemos isolados por anos em uma ilha sem qualquer tipo de comunicação com outras pessoas e tampouco com qualquer condição mínima de sobrevivência, seria preciso extrapolar os próprios limites jamais inimagináveis para garantir a própria sobrevivência. Um exemplo ocorreu com Chuck Noland, funcionário da FedEx, que sofreu um acidente aéreo e de um momento para outro, viu-se isolado em uma ilha. A tragédia vivida por esse sobrevivente foi interpretada por Tom Hanks, em 2000, no filme "O Náufrago". No transcorrer dessa dramática aventura, podemos observar que Chuck Noland vivenciou o último estágio destacado pela Pirâmide de Maslow - a busca por melhores resultados na qualidade e na entrega de resultados. Além disso, observamos um homem desesperado pela necessidade de se comunicar com outra pessoa e seu único consolo era uma foto de sua esposa e uma bola de vôlei que ele tentou dar características de feições humanas, batizando-a de Wilson, seu único amigo daquela longa estadia.
Isso nos mostra que mesmo diante de tantas inquietações que nos cercam, somos seres sociais e como tal, começamos a nos comunicamos e sentimos essa necessidade em todas as fases de nossa existência. Mas, para fazer entender-se e compreender aquilo que o outro expressa é preciso muito mais do que boa vontade. No âmbito corporativo, observamos uma gama expressiva de conflitos que pairam e até mesmo comprometem o clima organizacionais, simplesmente porque as pessoas não se alertam ou desconhecem a importância de fortalecer as relações interpessoais. Para falar sobre esse assunto, o RH.com.br entrevistou Ada Assis, coach e consultora organizacional especialista em relacionamento no trabalho. Ela enfatiza que é imprescindível que tanto a empresa quanto o colaborador invistam na melhoria das relações humanas. "O investimento em aprender a ter relações saudáveis será sempre válido, pois os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal", assinala. Durante a entrevista, Ada Assis faz uma abordagem objetiva e relevante, para que as relações interpessoais, notadamente no ambiente organizacional. Tenha uma agradável leitura e até breve!
Isso nos mostra que mesmo diante de tantas inquietações que nos cercam, somos seres sociais e como tal, começamos a nos comunicamos e sentimos essa necessidade em todas as fases de nossa existência. Mas, para fazer entender-se e compreender aquilo que o outro expressa é preciso muito mais do que boa vontade. No âmbito corporativo, observamos uma gama expressiva de conflitos que pairam e até mesmo comprometem o clima organizacionais, simplesmente porque as pessoas não se alertam ou desconhecem a importância de fortalecer as relações interpessoais. Para falar sobre esse assunto, o RH.com.br entrevistou Ada Assis, coach e consultora organizacional especialista em relacionamento no trabalho. Ela enfatiza que é imprescindível que tanto a empresa quanto o colaborador invistam na melhoria das relações humanas. "O investimento em aprender a ter relações saudáveis será sempre válido, pois os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal", assinala. Durante a entrevista, Ada Assis faz uma abordagem objetiva e relevante, para que as relações interpessoais, notadamente no ambiente organizacional. Tenha uma agradável leitura e até breve!
RH.com.br - Cada dia mais, a força do relacionamento interpessoal ganha destaque nas empresas. Isso tem contribuído para a formação de clima organizacional mais saudável?
Ada Assis - Somos seres sociáveis nos relacionando, estamos em contato a todo o momento com outras pessoas e, portanto, é essencial que estas conexões aconteçam de forma positiva e permanente, gerando crescimento para ambas as partes. O relacionamento interpessoal é fundamental em qualquer organização, pois são as pessoas que movem os negócios, que estão por trás dos números, dos lucros e de todo resultado seja ele bom ou ruim. É imprescindível, portanto, que tanto a empresa quanto o colaborador invistam na melhoria das relações humanas. Entre os relacionamentos que temos na vida, os de trabalho são diferenciados por dois motivos: na maioria das vezes não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros; e independentemente do grau de afinidade que temos com as pessoas do ambiente corporativo, precisamos funcionar bem com elas para realizar algo juntos. A empregabilidade de qualquer pessoa atualmente depende do quanto é competente em trabalhar em equipe ou liderar pessoas extraindo o melhor de sua diversidade.
RH - Que fatores contribuem para o fortalecimento das relações interpessoais?
Ada Assis - A convivência no trabalho nos obriga a lidar com diferenças de opinião, de visão, de formação, de cultura, de comportamento e até de valores éticos. Fazer isso pode não ser fácil, mas é possível se basearmos nossos relacionamentos interpessoais em cinco comportamentos que podemos desenvolver: autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética. Interagir com os nossos pares baseados nestes comportamentos trará melhorias não só para nossas interações no trabalho, mas também para as áreas de nossa vida como familiar, afetiva, social e de amizade. O investimento em aprender a ter relações saudáveis será sempre válido, pois os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal.
Ada Assis - A convivência no trabalho nos obriga a lidar com diferenças de opinião, de visão, de formação, de cultura, de comportamento e até de valores éticos. Fazer isso pode não ser fácil, mas é possível se basearmos nossos relacionamentos interpessoais em cinco comportamentos que podemos desenvolver: autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética. Interagir com os nossos pares baseados nestes comportamentos trará melhorias não só para nossas interações no trabalho, mas também para as áreas de nossa vida como familiar, afetiva, social e de amizade. O investimento em aprender a ter relações saudáveis será sempre válido, pois os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal.
RH - Quais fatores diários comprometem as relações interpessoais?
Ada Assis - Ser capaz de estabelecer relações interpessoais equilibradas no ambiente de trabalho é uma das características principais no perfil profissional que as organizações exigem. Onde antigamente buscava-se, acima de tudo, a experiência técnica, hoje as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade e resiliência entre outras ganham cada vez mais espaço. Os comportamentos que geralmente prejudicam as relações são: soberba, passividade, falta de autonomia, timidez excessiva, agressividade com os demais, autoritarismo e dificuldade em receber feedbacks.
Ada Assis - Ser capaz de estabelecer relações interpessoais equilibradas no ambiente de trabalho é uma das características principais no perfil profissional que as organizações exigem. Onde antigamente buscava-se, acima de tudo, a experiência técnica, hoje as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade e resiliência entre outras ganham cada vez mais espaço. Os comportamentos que geralmente prejudicam as relações são: soberba, passividade, falta de autonomia, timidez excessiva, agressividade com os demais, autoritarismo e dificuldade em receber feedbacks.
RH - Sabemos da importância do relacionamento interpessoal, contudo colocá-lo em prática, exercitá-lo no dia a dia não é uma tarefa fácil. Por que isso ocorre?
Ada Assis - Geralmente, algumas situações não são resolvidas ou não são percebidas pelos envolvidos em algum conflito, ficando invisíveis e internalizadas de forma distorcida nos colaboradores que acabam por demonstrar certas emoções somente quando se sentem ameaçados, injustiçados ou até mesmo temerosos de perder posições ou funções que ocupam. Tanto as pessoas quanto as empresas sofrem a consequência das relações interpessoais negativas que geram desmotivação da equipe, queda do rendimento e da produtividade, sabotagens conscientes como faltas e atrasos no trabalho ou falta de cooperação com os pares, e sabotagens inconscientes - crenças limitantes que sabotam o desempenho e crescimento do profissional. Vale ressaltar que sempre existirá no trabalho os jogos de interesse ou o estabelecimento de alianças tidas como temporárias e frágeis, ou seja, "sou receptivo e agradável com determinadas pessoas, enquanto elas foram necessárias e convenientes para alcance das minhas necessidades e objetivos". É obvio que essas ações não são éticas e devem ser desencorajadas, mas a realidade nos revela que vivenciamos muitas vezes um jogo de interesses que estão mascarados e velados.
Ada Assis - Geralmente, algumas situações não são resolvidas ou não são percebidas pelos envolvidos em algum conflito, ficando invisíveis e internalizadas de forma distorcida nos colaboradores que acabam por demonstrar certas emoções somente quando se sentem ameaçados, injustiçados ou até mesmo temerosos de perder posições ou funções que ocupam. Tanto as pessoas quanto as empresas sofrem a consequência das relações interpessoais negativas que geram desmotivação da equipe, queda do rendimento e da produtividade, sabotagens conscientes como faltas e atrasos no trabalho ou falta de cooperação com os pares, e sabotagens inconscientes - crenças limitantes que sabotam o desempenho e crescimento do profissional. Vale ressaltar que sempre existirá no trabalho os jogos de interesse ou o estabelecimento de alianças tidas como temporárias e frágeis, ou seja, "sou receptivo e agradável com determinadas pessoas, enquanto elas foram necessárias e convenientes para alcance das minhas necessidades e objetivos". É obvio que essas ações não são éticas e devem ser desencorajadas, mas a realidade nos revela que vivenciamos muitas vezes um jogo de interesses que estão mascarados e velados.
RH - Quando o relacionamento interpessoal tem foça no ambiente de trabalho, que reflexos isso traz aos colaboradores?
Ada Assis - Se instaurarmos um clima harmônico, positivo e de respeito, receberemos de volta um ambiente sadio e sem grandes turbulências. Se ao invés disso, criarmos um ambiente negativo, competitivo e pesado, colheremos inimizades, antipatia e desconfiança, impactando diretamente nos resultados, no desempenho, crescimento profissional e organizacional. À medida que trabalhamos mal-humorados, perdemos o foco da cooperação e integração grupal, dificultando ainda mais a comunicação e a motivação das pessoas. Se ao invés disso usamos de maturidade, autoconhecimento e bom senso em nossas ações, elevamos nossa autoestima e participação, colaborando para um ambiente de troca e crescimento.
Ada Assis - Se instaurarmos um clima harmônico, positivo e de respeito, receberemos de volta um ambiente sadio e sem grandes turbulências. Se ao invés disso, criarmos um ambiente negativo, competitivo e pesado, colheremos inimizades, antipatia e desconfiança, impactando diretamente nos resultados, no desempenho, crescimento profissional e organizacional. À medida que trabalhamos mal-humorados, perdemos o foco da cooperação e integração grupal, dificultando ainda mais a comunicação e a motivação das pessoas. Se ao invés disso usamos de maturidade, autoconhecimento e bom senso em nossas ações, elevamos nossa autoestima e participação, colaborando para um ambiente de troca e crescimento.
RH - O estímulo dado pelo líder às relações interpessoais impacta diretamente no espírito de equipe?
Ada Assis - A liderança tem como uma de suas missões mais importantes desenvolver a empresa como uma equipe, criando um grupo de pessoas alinhadas em torno de um objetivo e de uma visão comum. Para ser capaz de realizar essa missão, o líder tem que se esforçar para que todos se sintam e ajam como órgãos interdependentes de um mesmo ser.
Ada Assis - A liderança tem como uma de suas missões mais importantes desenvolver a empresa como uma equipe, criando um grupo de pessoas alinhadas em torno de um objetivo e de uma visão comum. Para ser capaz de realizar essa missão, o líder tem que se esforçar para que todos se sintam e ajam como órgãos interdependentes de um mesmo ser.
RH - De forma prática, que ações o líder pode adotar para estimular as relações interpessoais entre os liderados?
Ada Assis - A unidade mínima da relação interpessoal - duas pessoas - já costuma ser fonte de muitos conflitos. A coisa se complica quando se trata de liderar um grupo maior. O líder tem, em seu papel de coach, um de seus maiores desafios para gerar os resultados dele esperados e deve adotar algumas ações para alcançar resultados como: investir em relacionamentos saudáveis - Evite gerar competição entre os membros de sua equipe e estimule a colaboração e cocriação mútua entre colegas e equipes; conhecer seus colaboradores - Cada pessoa é única, com suas características e personalidades próprias. Por isso, sabendo qual é o perfil comportamental de cada um, o líder poderá identificar com mais facilidade qual a melhor maneira de lidar individualmente ou em grupo com cada um; promover o desenvolvimento de sua equipe - Investir no desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências da equipe mantém relacionamentos interpessoais de forma positiva e assertiva para a organização; e por último, resolver os conflitos - Os conflitos podem acontecer em qualquer circunstância, principalmente no ambiente corporativo. Por isso, é importante que chefes e gestores fiquem sempre atentos aos comportamentos do time, e adquiram o hábito de fornecer feedback sempre que necessário.
Ada Assis - A unidade mínima da relação interpessoal - duas pessoas - já costuma ser fonte de muitos conflitos. A coisa se complica quando se trata de liderar um grupo maior. O líder tem, em seu papel de coach, um de seus maiores desafios para gerar os resultados dele esperados e deve adotar algumas ações para alcançar resultados como: investir em relacionamentos saudáveis - Evite gerar competição entre os membros de sua equipe e estimule a colaboração e cocriação mútua entre colegas e equipes; conhecer seus colaboradores - Cada pessoa é única, com suas características e personalidades próprias. Por isso, sabendo qual é o perfil comportamental de cada um, o líder poderá identificar com mais facilidade qual a melhor maneira de lidar individualmente ou em grupo com cada um; promover o desenvolvimento de sua equipe - Investir no desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências da equipe mantém relacionamentos interpessoais de forma positiva e assertiva para a organização; e por último, resolver os conflitos - Os conflitos podem acontecer em qualquer circunstância, principalmente no ambiente corporativo. Por isso, é importante que chefes e gestores fiquem sempre atentos aos comportamentos do time, e adquiram o hábito de fornecer feedback sempre que necessário.
RH - Tão relevante quanto as relações interpessoais entre os membros de uma equipe, encontra-se na mesma escada de importância o relacionamento entre líder e liderados. Certo?
Ada Assis - Sim, corretíssimo. O líder deve entender que seu perfil no processo das relações interpessoais requer habilidades assertivas, humanizadas e conciliadoras, para poder conduzir a equipe de forma harmoniosa e coesa. Sendo um o líder conflituoso, autoritário, isolado, invejoso e soberbo, só acumulará discórdias, desentendimentos e a falta de união. Alguns líderes não conseguem lidar com a adversidade e com opiniões diferentes da sua, formando uma impressão negativa das pessoas, sem ao menos procurar compreendê-las ou conhecê-las. Com essas pessoas fica difícil a convivência e o diálogo, pois eles se fecham em suas ideias e convicções e não conseguem praticar a audição ativa, aceitando devolutivas, às vezes, negativas e novas ideias.
Ada Assis - Sim, corretíssimo. O líder deve entender que seu perfil no processo das relações interpessoais requer habilidades assertivas, humanizadas e conciliadoras, para poder conduzir a equipe de forma harmoniosa e coesa. Sendo um o líder conflituoso, autoritário, isolado, invejoso e soberbo, só acumulará discórdias, desentendimentos e a falta de união. Alguns líderes não conseguem lidar com a adversidade e com opiniões diferentes da sua, formando uma impressão negativa das pessoas, sem ao menos procurar compreendê-las ou conhecê-las. Com essas pessoas fica difícil a convivência e o diálogo, pois eles se fecham em suas ideias e convicções e não conseguem praticar a audição ativa, aceitando devolutivas, às vezes, negativas e novas ideias.
RH - Em sua opinião, o que é mais difícil: estabelecer o bom relacionamento com o colega de trabalho ou com o superior imediato?
Ada Assis - Geralmente em função da hierarquia e componentes culturais tanto da forma como os brasileiros relacionarem-se no ambiente de trabalho quanto da própria cultura de algumas empresas, as relações mais difíceis costumam ser com o superior imediato. Na maioria das vezes, há tanto um despreparo do líder em estabelecer relações construtivas que privilegiem a troca de feedbacks e ação como líder coach que promova o desenvolvimento de competências do liderado, como da forma negativa que o liderado costuma enxergar a postura necessária em busca de estabelecer metas e conseguir resultados do líder. Nossa cultura paternalista estabelecida de que a empresa é que deve promover mudanças, quebrar paradigmas, oferecer soluções e desenvolver carreiras prejudica seriamente o relacionamento com a liderança e, muitas vezes, também com pares que sejam proativos e pertencentes às novas gerações. Felizmente, há uma consciência maior por parte das pessoas para entender que as relações cordiais e transparentes no ambiente de trabalho desenvolverão talentos e construirão empresas mais saudáveis e duradouras.
Ada Assis - Geralmente em função da hierarquia e componentes culturais tanto da forma como os brasileiros relacionarem-se no ambiente de trabalho quanto da própria cultura de algumas empresas, as relações mais difíceis costumam ser com o superior imediato. Na maioria das vezes, há tanto um despreparo do líder em estabelecer relações construtivas que privilegiem a troca de feedbacks e ação como líder coach que promova o desenvolvimento de competências do liderado, como da forma negativa que o liderado costuma enxergar a postura necessária em busca de estabelecer metas e conseguir resultados do líder. Nossa cultura paternalista estabelecida de que a empresa é que deve promover mudanças, quebrar paradigmas, oferecer soluções e desenvolver carreiras prejudica seriamente o relacionamento com a liderança e, muitas vezes, também com pares que sejam proativos e pertencentes às novas gerações. Felizmente, há uma consciência maior por parte das pessoas para entender que as relações cordiais e transparentes no ambiente de trabalho desenvolverão talentos e construirão empresas mais saudáveis e duradouras.
RH - Alguma consideração para aqueles estão disposto a melhorar, cada vez mais, o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?
Ada Assis - É evidente que cultivar boas relações sociais colabora, e muito, para que o profissional crie um ambiente de trabalho harmonioso, consiga trabalhar em equipe, e dessa forma mantenha um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e colaboradores. Entre as qualidades de quem sabe manter um bom relacionamento interpessoal de qualidade está a capacidade de ouvir o outro; pontualidade na chegada à empresa, nas reuniões, e na entrega de tarefas; saber trabalhar em grupo fortalecendo o espírito de equipe; ter disponibilidade e boa vontade para fazer tarefas necessárias e, que podem não ter relação com a sua função original. Além disso, é importante manter-se atualizado sobre assuntos ligados ao ramo de atuação da empresa, a sua profissão e às novas tecnologias. Busque sempre novos conhecimentos, seja proativo e procure equilibrar sua forma de interação dentro da empresa com seus colegas, equipes e líderes.
Ada Assis - É evidente que cultivar boas relações sociais colabora, e muito, para que o profissional crie um ambiente de trabalho harmonioso, consiga trabalhar em equipe, e dessa forma mantenha um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e colaboradores. Entre as qualidades de quem sabe manter um bom relacionamento interpessoal de qualidade está a capacidade de ouvir o outro; pontualidade na chegada à empresa, nas reuniões, e na entrega de tarefas; saber trabalhar em grupo fortalecendo o espírito de equipe; ter disponibilidade e boa vontade para fazer tarefas necessárias e, que podem não ter relação com a sua função original. Além disso, é importante manter-se atualizado sobre assuntos ligados ao ramo de atuação da empresa, a sua profissão e às novas tecnologias. Busque sempre novos conhecimentos, seja proativo e procure equilibrar sua forma de interação dentro da empresa com seus colegas, equipes e líderes.
Palavras-chave: | Adas Assis | equipe | relacionamento interpessoal |
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