Na realidade, a comunicação começa antes das palavras, com a habilidade para se estabelecer um clima de credibilidade por meio da expressão facial e corporal e outros aspectos intrínsecos à interação entre pessoas. Esta habilidade permite abrir o canal de comunicação entre pessoas para possibilitar que o outro efetivamente esteja aberto a te ouvir.
No entanto, manter esta relação de confiança e credibilidade requer outras habilidades.
O segundo aspecto a se considerar é manter um vínculo contínuo de confiança ao se expressar. Pense numa situação onde você até “foi com a cara da pessoa”, mas quando esta começou falar, não lhe inspirou credibilidade.
Provavelmente, alguns aspectos como artificialidade, a falta de congruência entre o que falava, suas expressões corporais e a firmeza e entonação apresentada na voz, quebraram o vínculo de confiança inicialmente estabelecido.
Para a manutenção da sintonia na comunicação, é necessária a conscientização de habilidades que já temos quando nos expressamos em situações normais em nossas vidas, como quando conversamos numa roda de amigos ou em situações informais no trabalho ou no ambiente familiar. Esta conscientização irá permitir uma melhor assimilação de técnicas específicas para aprimorar a qualidade do como falar, para manter a atenção e despertar no ouvinte a credibilidade em quem fala.
Esta habilidade é fundamental nos meios políticos, empresariais e de entrevistas onde a necessidade de transmitir confiança no orador vem muito antes do conteúdo da fala.
A terceira habilidade é manter o equilíbrio emocional. Você já passou por uma situação onde teve que falar para várias pessoas e você foi tomado por alguns sintomas como suor, aumento dos batimentos cardíacos, medo, insegurança, branco, gaguejos, etc.?
Não bastam técnicas, perfeição nas palavras e carisma, se não estamos nos sentindo bem conosco mesmos. É importante desenvolver, além das técnicas para uma oratória impactante que prenda a atenção do ouvinte, o autoconhecimento para estimular em si mesmo o alto desempenho e evitar o sentimento de receio e medo de se expor e se expressar em público.
Lembre-se que o grande diferencial do ser humano é a inteligência e o poder do pensamento e do raciocínio, mas é por meio da comunicação e da boa oratória que os grandes líderes e profissionais de sucesso se destacam do meio comum, transmitindo seu conhecimento e suas ideias com habilidade e clareza, e dessa forma interagindo e transformando o meio onde vivem.
Fonte: Eugenio Ferrarezi