terça-feira, março 25, 2014

Liderança que adoece x Liderança que transforma

Liderança que adoece x Liderança que transforma


As empresas buscam eficiência e resultado. Para isso contam com equipes afinadas, onde colaboradores e processos ocupam espaço e ampliam perspectivas. Pessoas adequadas, com talento, criatividade e competência profissional para criar estratégias corretas. A intenção é sempre clara, ou seja, transformar, uma simples ideia em uma organização respeitada ou um produto com significado.

É muito agradável apreciar a transformação de uma pessoa, produto ou empresa. Observar a evolução é gratificante, pois subentende que naquele movimento houve empenho e dedicação de alguém ou de uma equipe. Na natureza a transformação acontece aleatoriamente, mas a transformação humana é uma pratica bem diferente. Ela exige disciplina e uma profunda vontade pessoal.


Transformar é uma arte. Apesar de ser uma decisão individual, as empresas são responsáveis pela transformação das pessoas que nelas trabalham. Acredito que quanto mais recursos cada colaborador tiver acesso mais elevará a energia positiva de todos. É indispensável valorizar a individualidade para revitalizar o espírito da empresa. Somos seres com características próprias e que despertam sua força quando valorizados no grande grupo. Quando nossa essência for abafada a tendência será boicotar a empresa, privando-a de receber a nossa melhor performance.


Por isso, é fundamental recebermos APC. Ou seja, Auxílio Provocador de Competência. Receber conhecimento e doses de motivação auxilia no crescimento pessoal e excelera a implantação correta dos processos Sou uma defensora das pessoas. Todos nós precisamos ser abastecidos com generosas doses de força e valorização pessoal.


O mundo empresarial necessita entender que o talento descoberto e expresso nas demandas diárias é um tesouro que precisa ser valorizado.


Abordar temas relevantes para motivar uma atmosfera de transformação e positividade é no mínimo abrir espaço para a abundância.
- A abundância é um desejo humano.
- Uma alma em paz resulta em um colaborador feliz.
- Dar é receber.
- Criar é repassar sucesso a alguém e a si mesmo.
- Trabalhar é melhorar algo em algum lugar.
- Esforço pessoal exige vontade e por isso um propósito.
- Fazer por fazer é desagradável e pouco produtivo.
- Processos são vitais, porém sem pessoas vitaminadas tudo enferruja.


O silêncio e o respeito para que cada um possa ser e produzir com talento é uma dádiva. Precisamos entender que o espaço para o silêncio é necessário. A criatividade é fruto da inspiração de uma mente tranquila e respeitada.


Façamos silêncio para acalmar a pressão e as exigências advindas do processo de trabalho. A pessoa saudável é aquela que é respeitada no ritmo e no compasso que adota para entregar resultado.


Os indianos costumam falar que a mente é como se fosse um "macaco com rabo pegando fogo, mordido por mil escorpiões, pulando de galho em galho". Está sempre no passado e no futuro, nunca conosco. Atualmente o mundo estimula as pessoas à falta de vigilância, à falta de atenção. Esta dinâmica favorece o barulho mental. Sabe-se que o lixo do planeta vem aumentando e o lixo mental também. Creio que o motivo maior é que as pessoas e as organizações esquecem-se do ser humano que habita em nós.


Não somos animais com o rabo em chamas. Somos humanos com flores nos pés. Agradáveis passos nos convidam a caminhar apreciando o caminho.


A natureza interna sugere que tenhamos tempos menos corridos e ansiosos, para que possamos dar passos saudáveis em direção ao sucesso. Não precisamos aceitar a dinâmica dos meios de comunicação que atropelam nossa necessidade ao silêncio. Somos engolidos pelo que ainda não fizemos, não lemos, não conhecemos, não alcançamos, não...


Devemos lembrar que é fundamental aumentar o nosso espaço interno de conforto para podermos viver com dignidade e acima de tudo, engajados com o que pretendemos.


Organizações e pessoas lembrem-se:


- Parem de adotar processos desgastantes onde pessoas desesperam-se e tentam apagar o fogo imaginário que as cercam, ameaçando sabe se lá o quê. Este fogo é o que vem causando a epidemia da ANSIEDADE.
É hora de lembrar a velha máxima: a vida é curta demais para ser tão pequena.


Nenhum comentário: