segunda-feira, maio 04, 2009

POR QUE COACHING EXECUTIVO E EMPRESARIAL?

O mundo empresarial vive momentos de intensa transformação, exigindo dos profissionais um investimento contínuo na expansão e renovação de suas competências de cunho técnico e relacional. As posições de liderança exigem a renovação de habilidades, atitudes e comportamentos que nem sempre são facilmente desenvolvidos e praticados.
O Coaching executivo e empresarial é uma metodologia de desenvolvimento profissional inovadora cujo valor, impacto e contribuição estão sendo cada vez mais reconhecidos no cenário organizacional em função dos resultados favoráveis apresentados.

Afirmações, como as que se seguem, demonstram a atualidade e eficácia do coaching no mundo dos negócios:

# "A meta do coaching é a meta da boa gestão – utilizar ao máximo os recursos valiosos de uma organização" (Harvard Business Review).
# "Coaching faz parte do processo de desenvolvimento padrão da elite de executivos e de candidatos a promoções" (CNN.com).
# "Coaching é oportunidade de ouvir alguns pontos de vista de alguém de fora sobre o que estamos fazendo aqui dentro." (relato de um executivo) O termo coaching nem sempre tem sido empregado de forma correta, sendo muitas vezes confundido com treinamento, consultoria, aconselhamento, assessoria ou até mesmo com terapia.

Coaching Executivo e Empresarial consiste "num relacionamento profissional entre um coach profissional especializado e seu cliente (coachee)", em geral alguém que ocupa uma posição de liderança numa estrutura organizacional. Aborda fundamentalmente questões relacionadas com a otimização do uso do potencial do cliente, seu desempenho e contribuição para o desenvolvimento da organização. Tanto o indivíduo quanto a organização auferem benefícios do coaching.
O Coaching Executivo e Empresarial adota uma abordagem sistêmica, focaliza o cliente (coachee) como parte do seu contexto de trabalho, considerando os aspectos que facilitam e/ou restringem o equacionamento da problemática a ser trabalhada. Trata-se, pois, de uma relação de parceria entre coach e coachee, na qual ambos contribuem ativamente para a obtenção dos resultados desejados/esperados.
Sua metodologia caracteriza-se pelos seguintes aspectos:
• Foco na transferência da teoria para a prática. Voltada para resultados observáveis nos aspectos pessoal, profissional e organizacional, uma vez que mudanças pessoais e profissionais impactam a produtividade e os resultados da organização como um todo.
• Auto-feedback. Uma nova expressão que utilizamos para significar "aprendizagem contínua através da reflexão sobre os resultados alcançados pelas nossas ações" e que contribue para expandir nossa consciência e nossa capacidade de auto observação.
• Processo personalizado. Atende as necessidades específicas daquele momento e daquele determinado contexto. Esta especificidade permite obter resultados com maior agilidade, uma vez que se focaliza a eliminação/ neutralização das causas e não o tratamento dos efeitos.
• Aprendizagem continuada. Ao buscar opções e analisar a viabilidade destas, o cliente (coachee) entra em contato com novas maneiras de realizar o trabalho e novas formas de agir que serão incorporadas aos seus conhecimentos, habilidades e experiências. Esta condição contribue para diversificar e ampliar o leque de competências interpessoais, gerenciais e de liderança do coachee, permitindo que ele otimize o uso do seu potencial.
• Formato flexível. O coachee poderá optar por sessões individuais e/ou com sua equipe, definir a periodicidade, duração, local, após discutir os prós e contras de cada uma das escolhas com o coach e chegarem a um consenso.
• Oportunidade de reflexão e diálogo. O processo de coaching cria um espaço na agenda do cliente (coachee), em geral sobrecarregada de compromissos e situações inesperadas, para trocar idéias com o coach a respeito de seu grau de satisfação/insatisfação no trabalho, dos eventuais conflitos entre valores pessoais e valores da organização, da sua carreira, desafios, temores, inseguranças, relacionamento com pares subordinados e superiores hierárquicos, suas contribuições para a empresa, etc.

Oportunidades desta natureza são raras no mundo empresarial, marcado pela pressão, pela competição, pelas demandas constantes por resultados. Estes fatores tendem a gerar estresse, ambiguidade nos relacionamentos entre pessoas, falta de confiança e de solidariedade, defensividade.
Quanto mais elevada a posição do executivo na estrutura organizacional, maior tende a ser sua solidão, pois a maioria das questões ligadas ao seu próprio desempenho,desafios do seu cargo ou natureza do seu relacionamento com seus subordinados diretos são confidenciais, impedindo-o de comentar/discutir estas questões. O coach, sendo um profissional "de fora", confiável e neutro, constitue um parceiro ideal com quem ventilar estes assuntos confidenciais, trocar informações, discutir alternativas de ação.
Levantamentos existentes indicam que as razões mais comuns para a contratação de um coach são:
# Expandir conhecimentos, habilidades e competências.
# Expandir o auto-conhecimento
# Buscar recursos/alternativas para solucionar problemas com a equipe.
# Ter alguém com quem discutir suas dificuldades, dúvidas.
# Melhorar o uso do seu tempo
# Desmotivação, estresse, ansiedade aumentada
# Insatisfação com os colaboradores
# Dificuldades de relacionamento com pares e/ou chefias e/ou subordinados
# Dificuldades com clientes/fornecedores.
# Falta de integração da equipe
# Estilo de liderança ineficaz
# Dificuldade na tomada de decisões
# Preparar-se para novos desafios profissionais
# Melhorar o desempenho da organização.
# Administrar conflitos.

Como se pode observar, as causas mais comuns são de natureza intangível, relacionadas com competências ditas "soft", cujo equacionamento implicam mudanças comportamentais do coachee.
O coaching executivo e empresarial é uma metodologia que veio para ficar, pois oferece um espaço precioso e necessário para a reflexão e a oportunidade das pessoas reconhecerem e utilizarem suas forças. Permite, também, que passem a pensar de maneira diferente e a ver as coisas de uma perspectiva renovada.
Coaching não opera milagres, mas propicia aos executivos e empresarios a possibilidade de fazerem descobertas surpreendentes a seu respeito e a respeito das pessoas à sua volta. São estas descobertas que farão com que eles utilizem melhor a imensidão de recursos que permanece intocada na grande maioria das organizações contemporâneas a espera de alguém que os descubra.

Rosa R. Krauszrokra@terra.com.brSão Paulo - SP

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